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http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1619
Título: | “As vantagens de ser invisível”: A expressão artística como ferramenta terapêutica na abordagem do bullying entre adolescentes |
Autor(es): | Oliveira, Maria Zelfa de Souza Feitosa Santos Filho, Paulo Sérgio dos Oliveira, Juliana Tabata de Sousa |
Palavras-chave: | Gestalt-terapia Bullying Arte Adolescentes |
Data do documento: | 14-Dez-2023 |
Citação: | OLIVEIRA, Juliana Tabata de Sousa; SANTOS FILHO, Paulo Sérgio dos. “As vantagens de ser invisível”: A expressão artística como ferramenta terapêutica na abordagem do bullying entre adolescentes. 2023. 31f. Artigo (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Este trabalho aborda-se o bullying como um fenômeno com implicações psicológicas e pedagógicas, o qual afeta, não apenas crianças e adolescentes, mas também suas famílias, com consequências em comportamento, emoções e desempenho escolar. O repertório utilizado se pautou na Gestalt-terapia, que destaca a arte como ferramenta terapêutica, proporcionando uma expressão criativa para lidar com o sofrimento relacionado ao bullying. O objetivo do estudo é compreender como a arte, embasada na Gestalt-terapia, pode contribuir para enfrentar casos de bullying entre adolescentes nas escolas. Para ilustrar, foi realizada uma análise fílmica qualitativa do filme "As vantagens de Ser Invisível (2012)", portanto o trabalho descreve a obra, considerando aspectos cinematográficos e realiza uma análise específica dos elementos como as falas, ações e o meio que o protagonista se encontra, fundada na Gestalt-terapia. A análise destaca as experiências do personagem Charlie, como suas cartas e a influência da música, contribuindo para seu processo de tomada de consciência. O presente estudo aborda temas essenciais como a compreensão da representação disfuncional do bullying na trama, a importância da rede de apoio e o papel da arte na promoção de ajustamentos criativos para ressignificar essas experiências. Este trabalho marca o início de um processo significativo na compreensão das divergências entre os jovens no ambiente escolar. Além disso, aponta para futuras pesquisas e práticas que integrem a arte e a Gestalt-terapia na construção de ambientes mais saudáveis e inclusivos para os jovens em situação de sofrimento. |
URI: | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1619 |
Aparece nas coleções: | Psicologia Centro - Artigos |
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