Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1619
Título: “As vantagens de ser invisível”: A expressão artística como ferramenta terapêutica na abordagem do bullying entre adolescentes
Autor(es): Oliveira, Maria Zelfa de Souza Feitosa
Santos Filho, Paulo Sérgio dos
Oliveira, Juliana Tabata de Sousa
Palavras-chave: Gestalt-terapia
Bullying
Arte
Adolescentes
Data do documento: 14-Dez-2023
Citação: OLIVEIRA, Juliana Tabata de Sousa; SANTOS FILHO, Paulo Sérgio dos. “As vantagens de ser invisível”: A expressão artística como ferramenta terapêutica na abordagem do bullying entre adolescentes. 2023. 31f. Artigo (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Este trabalho aborda-se o bullying como um fenômeno com implicações psicológicas e pedagógicas, o qual afeta, não apenas crianças e adolescentes, mas também suas famílias, com consequências em comportamento, emoções e desempenho escolar. O repertório utilizado se pautou na Gestalt-terapia, que destaca a arte como ferramenta terapêutica, proporcionando uma expressão criativa para lidar com o sofrimento relacionado ao bullying. O objetivo do estudo é compreender como a arte, embasada na Gestalt-terapia, pode contribuir para enfrentar casos de bullying entre adolescentes nas escolas. Para ilustrar, foi realizada uma análise fílmica qualitativa do filme "As vantagens de Ser Invisível (2012)", portanto o trabalho descreve a obra, considerando aspectos cinematográficos e realiza uma análise específica dos elementos como as falas, ações e o meio que o protagonista se encontra, fundada na Gestalt-terapia. A análise destaca as experiências do personagem Charlie, como suas cartas e a influência da música, contribuindo para seu processo de tomada de consciência. O presente estudo aborda temas essenciais como a compreensão da representação disfuncional do bullying na trama, a importância da rede de apoio e o papel da arte na promoção de ajustamentos criativos para ressignificar essas experiências. Este trabalho marca o início de um processo significativo na compreensão das divergências entre os jovens no ambiente escolar. Além disso, aponta para futuras pesquisas e práticas que integrem a arte e a Gestalt-terapia na construção de ambientes mais saudáveis e inclusivos para os jovens em situação de sofrimento.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1619
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA TABATA DE SOUSA OLIVEIRA e PAULO SÉRGIO DOS SANTOS FILHO tcc.pdf605,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.