Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1619
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria Zelfa de Souza Feitosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos Filho, Paulo Sérgio dos | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Juliana Tabata de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T18:35:29Z | - |
dc.date.available | 2024-03-21T18:35:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Juliana Tabata de Sousa; SANTOS FILHO, Paulo Sérgio dos. “As vantagens de ser invisível”: A expressão artística como ferramenta terapêutica na abordagem do bullying entre adolescentes. 2023. 31f. Artigo (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1619 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda-se o bullying como um fenômeno com implicações psicológicas e pedagógicas, o qual afeta, não apenas crianças e adolescentes, mas também suas famílias, com consequências em comportamento, emoções e desempenho escolar. O repertório utilizado se pautou na Gestalt-terapia, que destaca a arte como ferramenta terapêutica, proporcionando uma expressão criativa para lidar com o sofrimento relacionado ao bullying. O objetivo do estudo é compreender como a arte, embasada na Gestalt-terapia, pode contribuir para enfrentar casos de bullying entre adolescentes nas escolas. Para ilustrar, foi realizada uma análise fílmica qualitativa do filme "As vantagens de Ser Invisível (2012)", portanto o trabalho descreve a obra, considerando aspectos cinematográficos e realiza uma análise específica dos elementos como as falas, ações e o meio que o protagonista se encontra, fundada na Gestalt-terapia. A análise destaca as experiências do personagem Charlie, como suas cartas e a influência da música, contribuindo para seu processo de tomada de consciência. O presente estudo aborda temas essenciais como a compreensão da representação disfuncional do bullying na trama, a importância da rede de apoio e o papel da arte na promoção de ajustamentos criativos para ressignificar essas experiências. Este trabalho marca o início de um processo significativo na compreensão das divergências entre os jovens no ambiente escolar. Além disso, aponta para futuras pesquisas e práticas que integrem a arte e a Gestalt-terapia na construção de ambientes mais saudáveis e inclusivos para os jovens em situação de sofrimento. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gestalt-terapia | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.title | “As vantagens de ser invisível”: A expressão artística como ferramenta terapêutica na abordagem do bullying entre adolescentes | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia Centro - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANA TABATA DE SOUSA OLIVEIRA e PAULO SÉRGIO DOS SANTOS FILHO tcc.pdf | 605,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.