Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/161
Título: As mudanças sociais e o crescimento das organizações: um estudo de caso sobre o desenvolvimento sustentável praticado por uma cooperativa de crédito
Autor(es): Oliveira, Zaila Maria de
Silva, Alessandro dos Santos
Palavras-chave: Sustentabilidade
Cooperativismo de Crédito
Desenvolvimento Sustentável
Data do documento: 19-Jun-2020
Citação: SILVA, Alessandro dos Santos. As mudanças sociais e o crescimento das organizações: um estudo de caso sobre o desenvolvimento sustentável praticado por uma cooperativa de crédito. 2020. 26f. Artigo (Graduação em Administração) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral identificar as ações de desenvolvimento sustentável que são decisivas para as estratégias de crescimento no Sistema Cooperativo de Crédito - SICREDI. Do ponto de vista metodológico o presente trabalho se apresenta como um estudo de caso único de natureza explorátória e qualitativa, com a intenção de analisar a interveniência do tema desenvolvimento sustentável na construção do planejamento estratégico da organização. A escolha da amostra se deu pelas características peculiares de uma cooperativa de crédito, que apesar de uma instituição financeira, consitui-se a partir de uma base de desenvolvimento social, distante da ideia central de obtenção de lucro. A pesquisa foi realizada a partir do acesso, análise e comprrensão dos relatórios de sustentabilidade apresentados pela empresa no período comprendido entre 2015-2019, com ênfase nos relatórios de 2015 e de 2019. Nesses relatórios se procurou identificar sua estrutura, as menções a temática sustentabilidade e as ações centradas no desenvolvimento sustentável que a empresa aponta. Embora a pesquisa demonstre que os assuntos relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável tenham grande relevância na construção do planejamento estratégico da organização e na tomada de decisões de sua execução, fica evidente que as ações se pautam em situações internas de pequena extensão e que não sugerem relação íntima com a concepção do cooperativismo de crédito, aproximando-se mais da modernização ecológica que busca unir meio ambiente e economia.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/161
Aparece nas coleções:Administração Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALESSANDRO DOS SANTOS SILVA_TCC.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.