Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1598
Título: A construção doutrinária do princípio da insignificância e sua discussão jurisprudencial nos tribunais superiores
Autor(es): Lopes, Ismael Alves
Oliveira, Jonathan Brasileiro da Silva
Pereira, Daniel Leite
Palavras-chave: Princípio da insignificância
Aplicação
Delegado de Polícia
Juiz
Jurisprudência
Data do documento: 27-Jun-2023
Citação: OLIVEIRA, Jonathan Brasileiro da Silva; PEREIRA, Daniel Leite. A construção doutrinária do princípio da insignificância e sua discussão jurisprudencial nos tribunais superiores. 2023. 24f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Maracanaú, 2023.
Resumo: Este artigo visa à Construção Doutrinária do Princípio da Insignificância e Sua Discussão Jurisprudencial nos Tribunais Superiores. A aplicação do princípio da bagatela tem sido cada vez mais utilizado, de modo a evitar maiores percalços que venham a ser causados aos envolvidos de situações diversas, assim como ao sistema judiciário em si, tendo em vista a alta demanda processual já existente. O objetivo deste artigo é discutir a aplicação do princípio da insignificância no sistema de justiça brasileiro, considerando sua construção doutrinária, as decisões jurisprudenciais e os conceitos de norma, regras e princípios. A metodologia do estudo se deu por meio de revisão bibliográfica. O estudo se justifica pelo fato de o princípio da insignificância vir sendo aplicado em maior incidência, tornando relevante o debate por tratar-se de um princípio que demanda de minuciosa análise antes de ser aplicado. O resultado deste estudo é que a aplicação do referido princípio evita a criminalização desnecessária de condutas e garante a proteção dos bens jurídicos relevantes. Portanto, o estudo conclui que o princípio bagatelar tem contribuído para a eficiência e proporcionalidade do sistema de justiça.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1598
Aparece nas coleções:Direito Maracanaú - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL LEITE PEREIRA JONATHAN BRASILEIRO DA SILVA OLIVEIRA_TCC.pdf918,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.