Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1574
Título: Academias de musculação e as estratégias e adaptações no cenário da covid-19
Autor(es): Cavalcante, Jurandir Fernandes
Silva, Klemerson Rodrigues
Palavras-chave: Academias
Musculação
Covid-19
Prática de atividades físicas na pandemia
Data do documento: 9-Jun-2022
Citação: SILVA, Klemerson Rodrigues. Academias de musculação e as estratégias e adaptações no cenário da covid-19. 2022. 24f. Artigo. (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: No final do ano de 2019, o Brasil e o mundo vivenciavam a chegada de uma doença com uma larga escala de transmissão. Em poucos meses se alastrou por todo o mundo e o isolamento foi utilizado como método de redução de transmissão. A busca por uma rotina diária saudável de fez com que as pessoas procurassem cada vez mais por espaços destinados à prática de exercícios físicos. As academias se transformam e ganham destaque na prática de atividade física. A pesquisa tem como objetivos, analisar as estratégias e adaptações utilizadas pelas academias de musculação para que os alunos vivenciem os benefícios de sua prática mesmo durante a pandemia. O estudo se classifica como uma revisão de literatura integrativa, do tipo qualitativa de referenciais bibliográficos. Foram incluídos nessa pesquisa, trabalhos publicados no período de 2020 a 2021, apresentados na Tabela 1. Rodrigues et al., (2021). Aponta que uma maioria que uma maioria de entrevistados praticavam atividade física durante a pandemia, sendo a maioria homens, com boa escolaridade e com boa renda. Um estudo feito por Nepomuceno e Neto (2021), relata que no período da pandemia a academia readequou o seu funcionamento seguindo às normas de higienização, aplicou promoções, desta forma otimizou o número de clientes ativos e, consequentemente, conseguiu assegurar o seu faturamento. Já no estudo realizado por Araújo et. al., (2021), apontou que as profissionais se sentiram afetados pela pandemia mas, conseguiram se reinventar com a ajuda da internet, conseguindo se. Conclui-se que, o uso da internet, bem como aplicativos de exercícios, horários agendados, redução do público, uso de máscaras, limpeza e sanitização do ambiente, foram métodos adotados pelas academias para tornar o ambiente mais seguro para seus usuários, além de promoções e reduções de custos quanto a mensalidade para o aluno aderir os planos mensais novamente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1574
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLEMERSON RODRIGUES SILVA_TCC.pdf707,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.