Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1561
Título: O impacto da natação no desenvolvimento motor infantil
Autor(es): Feitosa, Bruno Policarpo
Andrade, Thamires Maria dos Santos
Lima, Leticia Sousa
Palavras-chave: Natação
Desenvolvimento motor
Infância
Data do documento: 22-Mai-2023
Citação: ANDRADE, Thamires Maria dos Santos; LIMA, Leticia Sousa. O impacto da natação no desenvolvimento motor infantil. 2023. 20f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A natação na infância proporciona à criança a adquirir a sensação de confiança, respostas adaptativas de forma mais adequada, exercitação das habilidades motoras, conhecimento e o domínio progressivo sobre o corpo e também a socialização, entre outras questões. O desenvolvimento motor infantil é um processo contínuo que se inicia ainda na vida intrauterina e evolui até a sua morte. Além de melhorar a coordenação motora, constrói habilidades relacionadas ao comportamento social, afetivo e cognitivo. Objetiva-se verificar os impactos da natação no desenvolvimento motor infantil. O estudo é do tipo revisão integrativa, onde através dos seguintes descritores: natação, desenvolvimento motor e infância na plataforma Google acadêmico, compusemos uma amostra de 5 estudos, as variáveis coletadas foram organizadas em banco de dados no Excel e apresentadas em um quadro com suas principais características. Os principais resultados apontam que a natação infantil tem como finalidade aperfeiçoar o desenvolvimento motor das crianças para que consigam ter uma maior interação com o ambiente em que vivem, trazendo benefícios para a saúde, prevenindo doenças futuras e tornando-as independente em suas movimentações e suas habilidades motoras. Conclui-se que a natação se mostrou essencial no desenvolvimento motor infantil, proporcionando de forma rápida e eficaz a mudança de comportamento, sendo respeitado o limite de cada um, promovendo melhora na sua capacidade motora, física e cognitiva, além da interação com os pais, alunos e professores. Contribuindo também com o rendimento escolar e dando uma maior qualidade de vida.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1561
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETICIA SOUSA LIMA THAMIRES MARIA DOS SANTOS ANDRADE_TCC.pdf743,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.