Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1543
Título: Atuação da/o assistente social na política de assistência social no enfrentamento às violências de gênero contra as mulheres: um estudo sobre intervenções com grupos reflexivos de gênero
Autor(es): Bortoli, Ricardo
Fedalto, Andreza
Palavras-chave: Grupos reflexivos
Violências de gênero
Assistente Social
Data do documento: 7-Fev-2023
Citação: FEDALTO, Andreza. Atuação da/o assistente social na política de assistência social no enfrentamento às violências de gênero contra as mulheres: um estudo sobre intervenções com grupos reflexivos de gênero. 2023. 36f. Projeto de Pesquisa (Especialização em Políticas Públicas e Gestão Social). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A/o assistente social está constantemente em contato com narrativas de violências no âmbito doméstico ou institucional. Os efeitos deste contexto perpassam a violação dos direitos humanos e sociais, principalmente os das mulheres. É nessa direção que trazemos uma discussão sobre possibilidades de atuação da/o assistente social no enfrentamento das violências, dando enfoque na violência de gênero contra a mulher. O objetivo do estudo é compreender como as/os assistentes sociais podem atuar no enfrentamento às violências de gênero contra as mulheres através de grupos reflexivos de gênero na Política de Assistência Social. Propõe-se entender o que é transversalidade de gênero em políticas públicas, em especial na Política de Assistência Social; compreender a metodologia dos grupos reflexivos de gênero para homens autores de violências e analisar como esse instrumento contribui no enfrentamento às violências de gênero contra as mulheres através do processo interventivo da/do assistente social. Fez-se uma pesquisa exploratória através de levantamento bibliográfico. Utilizou-se da revisão de literatura narrativa como metodologia e abordagem qualitativa. Aponta-se que os grupos reflexivos são importantes instrumentos de intervenção para o envolvimento dos homens em uma perspectiva de transversalidade de gênero nas políticas públicas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1543
Aparece nas coleções:Políticas Públicas e Gestão Social Centro - Projetos de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREZA FEDALTO_TCC.pdf385,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.