Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1540
Título: Sobre o direito de brincar na educação infantil: reflexões acerca da proposta pedagógica do município de Cascavel/CE
Autor(es): Soares, Raianny Lima
Rodrigues, Lucas Severiano Lima
Silva, Jamires Reis da
Palavras-chave: Direito de Brincar
Educação Infantil
Proposta Pedagógica
Data do documento: 14-Jun-2023
Citação: RODRIGUES, Lucas Severiano Lima; SILVA, Jamires Reis da. Sobre o direito de brincar na educação infantil: reflexões acerca da proposta pedagógica do município de Cascavel/CE. 2023. 41f. Artigo (Graduação em Pedagogia). - Centro Universitário Unifametro, Cascavel, 2023.
Resumo: O Brincar na educação infantil tem total relevância principalmente para as crianças de zero a três anos pois podemos compreender o quanto é encarado no contexto da educação infantil. O ato de brincar é uma forma de comunicação pela qual a criança vai se desenvolvendo em vários aspectos e por meio desse a mesma pode desenvolver capacidades importantes como atenção, memorização, imaginação, coordenação motora ampla, entre outros. O objetivo geral desta pesquisa é discutir como está situado o direito de brincar na Educação Infantil na proposta pedagógica do município de Cascavel – Ce. A por essa temática surgiu mediante a vivência do estágio na educação infantil e pelas vivências do cotidiano como atuante em auxiliar de sala. Desse modo as experiências possibilitaram uma reflexão e inquietações sobre as possibilidades e contribuições da inserção dos jogos e brincadeiras na prática docente. Daí acredita-se que o desenvolvimento dessa pesquisa torna-se pertinente pela relevância dos jogos e brincadeiras na vida da criança, sendo dois recursos que promovem o desenvolvimento e aprendizagem de forma atrativa e prazerosa dos estudantes. Para a coleta de dados foi utilizado a plataforma Google Acadêmico, onde encontramos dois mil setecentos e vinte trabalhamos realizados, desses foram retirados para analise quinze e apenas incluídos cinco para leitura. Os principais resultados da pesquisa, que analisou a proposta pedagógica em um município do Litoral Leste do Ceará em relação ao direito de brincar na Educação Infantil, revelam que a abordagem adotada no contexto educacional enfatiza a importância do brincar como uma prática educativa enriquecedora. A proposta pedagógica demonstrou uma conscientização sobre os benefícios do brincar no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, proporcionando espaços e tempos dedicados especificamente a atividades lúdicas. Além disso, os resultados evidenciam que a proposta pedagógica busca capacitar os professores para compreender e valorizar o brincar como um direito fundamental das crianças. Foram identificadas estratégias de formação docente que visam promover uma maior compreensão do potencial educativo do brincar, bem como ações para incentivar a prática do brincar de forma intencional e planejada. Conclui-se, portanto, que a proposta pedagógica analisada demonstrou uma preocupação em garantir o direito de brincar na Educação Infantil, promovendo uma educação mais humanizada, inclusiva e alinhada com as necessidades e potencialidades das crianças. Os resultados corroboram a importância de abordar o brincar de forma intencional no ambiente escolar, proporcionando às crianças oportunidades para explorar, experimentar, criar e interagir de maneira livre e autônoma.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1540
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAMIRES REIS DA SILVA LUCAS SEVERIANO LIMA RODRIGUES_TCC.pdf380,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.