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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Raianny Limapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Lucas Severiano Lima-
dc.contributor.authorSilva, Jamires Reis da-
dc.date.accessioned2024-03-14T22:45:20Z-
dc.date.available2024-03-14T22:45:20Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Lucas Severiano Lima; SILVA, Jamires Reis da. Sobre o direito de brincar na educação infantil: reflexões acerca da proposta pedagógica do município de Cascavel/CE. 2023. 41f. Artigo (Graduação em Pedagogia). - Centro Universitário Unifametro, Cascavel, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1540-
dc.description.abstractO Brincar na educação infantil tem total relevância principalmente para as crianças de zero a três anos pois podemos compreender o quanto é encarado no contexto da educação infantil. O ato de brincar é uma forma de comunicação pela qual a criança vai se desenvolvendo em vários aspectos e por meio desse a mesma pode desenvolver capacidades importantes como atenção, memorização, imaginação, coordenação motora ampla, entre outros. O objetivo geral desta pesquisa é discutir como está situado o direito de brincar na Educação Infantil na proposta pedagógica do município de Cascavel – Ce. A por essa temática surgiu mediante a vivência do estágio na educação infantil e pelas vivências do cotidiano como atuante em auxiliar de sala. Desse modo as experiências possibilitaram uma reflexão e inquietações sobre as possibilidades e contribuições da inserção dos jogos e brincadeiras na prática docente. Daí acredita-se que o desenvolvimento dessa pesquisa torna-se pertinente pela relevância dos jogos e brincadeiras na vida da criança, sendo dois recursos que promovem o desenvolvimento e aprendizagem de forma atrativa e prazerosa dos estudantes. Para a coleta de dados foi utilizado a plataforma Google Acadêmico, onde encontramos dois mil setecentos e vinte trabalhamos realizados, desses foram retirados para analise quinze e apenas incluídos cinco para leitura. Os principais resultados da pesquisa, que analisou a proposta pedagógica em um município do Litoral Leste do Ceará em relação ao direito de brincar na Educação Infantil, revelam que a abordagem adotada no contexto educacional enfatiza a importância do brincar como uma prática educativa enriquecedora. A proposta pedagógica demonstrou uma conscientização sobre os benefícios do brincar no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, proporcionando espaços e tempos dedicados especificamente a atividades lúdicas. Além disso, os resultados evidenciam que a proposta pedagógica busca capacitar os professores para compreender e valorizar o brincar como um direito fundamental das crianças. Foram identificadas estratégias de formação docente que visam promover uma maior compreensão do potencial educativo do brincar, bem como ações para incentivar a prática do brincar de forma intencional e planejada. Conclui-se, portanto, que a proposta pedagógica analisada demonstrou uma preocupação em garantir o direito de brincar na Educação Infantil, promovendo uma educação mais humanizada, inclusiva e alinhada com as necessidades e potencialidades das crianças. Os resultados corroboram a importância de abordar o brincar de forma intencional no ambiente escolar, proporcionando às crianças oportunidades para explorar, experimentar, criar e interagir de maneira livre e autônoma.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDireito de Brincarpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProposta Pedagógicapt_BR
dc.titleSobre o direito de brincar na educação infantil: reflexões acerca da proposta pedagógica do município de Cascavel/CEpt_BR
dc.typeThesispt_BR
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