Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1535
Título: A importância da afetividade e o acolhimento na educação infantil
Autor(es): Silva, Angelina do Nascimento
Fontes, Lana Sabrina Pinheiro
Silva, Árita Gomes da
Palavras-chave: Educação infantil
Afetividade
Acolhimento
Aprendizagem
Data do documento: 15-Jun-2023
Citação: FONTES, Lana Sabrina Pinheiro; SILVA, Árita Gomes da. A importância da afetividade e o acolhimento na educação infantil. 2023. 20f. Artigo (Graduação em Pedagogia). - Centro Universitário Unifametro, Cascavel, 2023.
Resumo: A importância da afetividade e o acolhimento na Educação Infantil demonstra que é por meio da ação afetiva que as crianças estabelecem vínculos de confiança e segurança com os adultos que convivem. A afetividade é fundamental para o acolhimento na educação, pois possibilita a criação de um ambiente harmônico e acolhedor, no qual as crianças se sintam seguras para se expressarem, experimentar e aprender, envolvendo uma escuta ativa, o respeito as necessidades individuais, valorizando as diferenças e a construção de relações. Dessa forma, o acolhimento e a afetividade são indissociáveis na promoção do desenvolvimento socioemocional e cognitivo das crianças. Assim, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre a importância da afetividade e o acolhimento na Educação Infantil. O estudo trata-se de uma revisão integrativa de literatura bibliográfica, realizada através do Google Acadêmico, no qual foram incluídos sete artigos originais de pesquisa com seres humanos, teses, dissertações e monografias, que estivessem relacionados com a temática. Os principais resultados encontrados na pesquisa consideram o processo de práticas afetivas ser um fator essencial para a aprendizagem, interação e desenvolvimento pleno do aluno. Conclui-se que a afetividade e o acolhimento são fatores determinantes para o sucesso da aprendizagem, contribuindo para a formação de indivíduos mais seguros, confiantes e emocionalmente equilibradas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1535
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÁRITA GOMES DA SILVA LANA SABRINA PINHEIRO FONTES_TCC.PDF231,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.