Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1534
Título: Processamento de alimentos alergênicos na indústria alimentícia dentro dos panoramas regulatórios, normativos e da segurança de alimentos.
Autor(es): Aguiar, Larissa Pereira
Mulato, Érica Mota
Palavras-chave: Segurança alimentar
Boas Práticas de Fabricação
Alergia a alimentos
Data do documento: 9-Nov-2021
Citação: MULATO, Érica Mota. Processamento de alimentos alergênicos na indústria alimentícia dentro dos panoramas regulatórios, normativos e da segurança de alimentos. 2021. 28f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: É indiscutível o papel que os alimentos tiveram e têm no processo de desenvolvimento da espécie humana e na organização das sociedades, com o passar dos anos foi-se observado que alguns alimentos são capazes de realizar reações adversas a alguns indivíduos. Evidencia-se que cerca de 170 alimentos são considerados fomentadores de tais reações adversas conhecidas como alergia alimentar. Nas últimas décadas vem se observando o crescente aumento nos casos de alergias alimentares, sendo caracterizada por uma reação imunológica do organismo a uma proteína especifica de determinado alimento o qual afeta em aproximadamente 10% da população mundial. A insegurança alimentar e nutricional é vista como tendo consequências para a saúde e o bem-estar das pessoas que são acometidas pela alergia alimentar. Com isso é de suma importância a indústria alimentícia garantir a segurança dos alimentos processados quanto ao controle de alergênicos, além de se caracterizar como exigência normativa. O presente estudo elaborado trata-se de uma revisão narrativa, o qual teve como objetivo apresentar os principais conceitos sobre alergias alimentares, alimentos alergênicos e segurança alimentar baseadas em legislações em vigor no Brasil e normas de segurança de alimentos internacionais relacionados ao controle de alergênicos. Dessa forma, foi apontado definições e dados sobre alergia alimentar e alimentos alergênicos, dentre apresentação de regulamentações brasileiras como a RDC n° 26/15 e o guia sobre programa de controle de alergênicos e normas internacionais como a FSSC 2200, BRC Food Safety e IFS Food que tratam de boas práticas de fabricação e o controle de alergênico. Foi possível evidenciar os métodos obrigatórios pela legislação brasileira e os métodos normativos relacionado a controle de alergênicos necessários em uma indústria de alimentos que possuem em sua linha de processamento um ou mais alimentos considerados alergênicos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1534
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉRICA MOTA MULATO_TCC.pdf357,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.