Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1529
Título: As contribuições da contação de história na educação infantil
Autor(es): Belmino, Webster Guerreiro
Lima, Marina Almeida
Oliveira, Creuzilene Lima do Nascimento
Palavras-chave: Contação de História
Ensino-aprendizado
Educação Infantil
Trabalho Docente
Data do documento: 30-Mai-2023
Citação: LIMA, Marina Almeida; OLIVEIRA, Creuzilene Lima do Nascimento. As contribuições da contação de história na educação infantil. 2023. 29f. Artigo (Graduação em Pedagogia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A contação de histórias pode ser utilizada como um recurso para ensinar e mediar conhecimentos, valores e cultura. Essa prática pedagógica pode ser aplicada em diferentes contextos educacionais, e na educação infantil, em especial, ela tem se mostrado uma forma lúdica e eficaz de estimular o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Contar histórias permite que as crianças se envolvam emocionalmente com os personagens e as situações narradas, favorecendo a sua imaginação e criatividade, além de incentivar a escuta ativa e o interesse pelo conhecimento. A contação de histórias é um recurso que pode ser utilizado tanto na sala de aula ou fora dela, em toda ás vivências curriculares da educação infantil e também eventos comemorativos, e pode ser adaptado às diferentes idades, interesses e necessidades dos alunos. Este estudo tem como objetivo discutir a importância da contação de história no desenvolvimento de ensino-aprendizagem na educação infantil. Para a coleta de dados, foram selecionados onze estudos nas plataformas do Google Acadêmico e do Scielo, utilizando os descritores: Contação de História; Ensino-Aprendizado; Educação Infantil; Trabalho Docente. A fundamentação teórica é embasada nos autores Abramovich (1993), Faria (2010) e Busatto (2006). Os resultados indicam que a contação de histórias pode contribuir para o desenvolvimento da criança em diversos aspectos, desde que a ação do professor seja planejada e organizada. No entanto, falta de infraestrutura, qualificação profissional dos docentes e recursos humanos e financeiros limitados prejudicam a utilização desta técnica de forma eficaz na qualidade do ensino na educação infantil. Conclui-se que a contação de histórias é uma prática relativamente comum nas escolas de educação infantil, mas é necessário maior investimento para torná-la mais eficiente e promover a melhoria da qualidade do ensino. Este estudo não encerra a discussão e sugere a realização de novas pesquisas e projetos pedagógicos para aprimorar a utilização da contação de histórias na educação infantil.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1529
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CREUZILENE LIMA DO NASCIMENTO OLIVEIRA MARINA ALMEIDA LIMA_TCC.pdf435,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.