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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBelmino, Webster Guerreiropt_BR
dc.contributor.authorLima, Marina Almeida-
dc.contributor.authorOliveira, Creuzilene Lima do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-03-14T19:50:43Z-
dc.date.available2024-03-14T19:50:43Z-
dc.date.issued2023-05-30-
dc.identifier.citationLIMA, Marina Almeida; OLIVEIRA, Creuzilene Lima do Nascimento. As contribuições da contação de história na educação infantil. 2023. 29f. Artigo (Graduação em Pedagogia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1529-
dc.description.abstractA contação de histórias pode ser utilizada como um recurso para ensinar e mediar conhecimentos, valores e cultura. Essa prática pedagógica pode ser aplicada em diferentes contextos educacionais, e na educação infantil, em especial, ela tem se mostrado uma forma lúdica e eficaz de estimular o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Contar histórias permite que as crianças se envolvam emocionalmente com os personagens e as situações narradas, favorecendo a sua imaginação e criatividade, além de incentivar a escuta ativa e o interesse pelo conhecimento. A contação de histórias é um recurso que pode ser utilizado tanto na sala de aula ou fora dela, em toda ás vivências curriculares da educação infantil e também eventos comemorativos, e pode ser adaptado às diferentes idades, interesses e necessidades dos alunos. Este estudo tem como objetivo discutir a importância da contação de história no desenvolvimento de ensino-aprendizagem na educação infantil. Para a coleta de dados, foram selecionados onze estudos nas plataformas do Google Acadêmico e do Scielo, utilizando os descritores: Contação de História; Ensino-Aprendizado; Educação Infantil; Trabalho Docente. A fundamentação teórica é embasada nos autores Abramovich (1993), Faria (2010) e Busatto (2006). Os resultados indicam que a contação de histórias pode contribuir para o desenvolvimento da criança em diversos aspectos, desde que a ação do professor seja planejada e organizada. No entanto, falta de infraestrutura, qualificação profissional dos docentes e recursos humanos e financeiros limitados prejudicam a utilização desta técnica de forma eficaz na qualidade do ensino na educação infantil. Conclui-se que a contação de histórias é uma prática relativamente comum nas escolas de educação infantil, mas é necessário maior investimento para torná-la mais eficiente e promover a melhoria da qualidade do ensino. Este estudo não encerra a discussão e sugere a realização de novas pesquisas e projetos pedagógicos para aprimorar a utilização da contação de histórias na educação infantil.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectContação de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizadopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectTrabalho Docentept_BR
dc.titleAs contribuições da contação de história na educação infantilpt_BR
dc.typeThesispt_BR
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