Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1506
Título: Cartilha educativa sobre cuidados alimentares para crianças com transtorno do espectro autista
Autor(es): Paim, Raquel Teixeira Terceiro
Araujo, Erika Naiara de Paula
Duarte, Ana Rayssa do Nascimento
Palavras-chave: Comportamento alimentar
Criança
Seletividade alimentar
Data do documento: 20-Jun-2023
Citação: ARAUJO, Erika Naiara de Paula; DUARTE, Ana Rayssa do Nascimento. Cartilha educativa sobre cuidados alimentares para crianças com transtorno do espectro autista. 2023. 30f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Os problemas alimentares são uma realidade entre crianças portadoras de autismo, o que afeta negativamente a sua qualidade de vida. Assim, verifica-se a importância do acompanhamento nutricional desde cedo, para que seja elaborado um plano alimentar nutritivo e equilibrado. Ressalta-se que, a instrução adequada através de medidas em educação pode corroborar para minimização desse quadro, sendo as cartilhas educativas uma ferramenta simples, lúdica e acessível, que quando pautada por informações científicas pode despertar em pais ou responsáveis, os cuidados pertinentes em situações adversas inerentes ao transtorno. Diante da importância da temática, o objetivo geral deste trabalho foi construir uma cartilha educativa com intuito de auxiliar familiares e cuidadores através do conhecimento das principais dificuldades alimentares frequente na criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como, apresentar algumas estratégias que favoreçam a aceitação de alimentos importantes nessa faixa de idade, melhorando os hábitos alimentares. Trata-se de um estudo do tipo metodológico, que foi realizado no período de março a abril de 2023, distribuído em duas fases. A primeira etapa foi realizada uma revisão de literatura com busca de referências pertinentes e atuais sobre o assunto, as quais colaborassem com as categorias a serem trabalhadas no material; e na segunda etapa, a elaboração do material educativo destinado ao público-alvo. Foi estruturada efetivamente uma cartilha informativa para pais, familiares e cuidadores de crianças com TEA, com elaboração de conteúdo e design a partir de uma abordagem lúdica e atrativa, de fácil compreensão para um nível básico de alfabetização. A cartilha foi desenvolvida nas cores-símbolo do autismo (vermelho, amarelo e azul) para representar o público. As seções foram divididas em: Desafios da alimentação, sensibilidade e seletividade alimentar, alterações gastrointestinais, intolerância à lactose e sensibilidade ao glúten, alimentação inadequada, compulsão alimentar, estratégias nutricionais quanto a importância dos micronutrientes, atividades sensoriais, educativas com música e imagem. Considera-se que o material proposto possa ter um importante papel de conscientização de pais, familiares e responsáveis nos cuidados que a criança com TEA, em especial quanto aos riscos nutricionais e estratégias dietéticas e alimentares sob diferentes prismas de intervenção, apresentadas de forma clara e objetiva.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1506
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA RAYSSA DO NASCIMENTO DUARTE ERIKA NAIARA DE PAULA ARAUJO_TCC.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.