Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1494
Título: Comportamento alimentar e sintomas de ansiedade em discentes do curso de nutrição de um centro universitário privado de Fortaleza/Ce.
Autor(es): Pereira, Camila Pinheiro
Sobrinho, Keila Cassiane Costa
Palavras-chave: Comportamento alimentar
Ansiedade
Estudantes de ciências da saúde
Data do documento: 30-Jun-2022
Citação: SOBRINHO, Keila Cassiane Costa. Comportamento alimentar e sintomas de ansiedade em discentes do curso de nutrição de um centro universitário privado de Fortaleza/Ce. 2022. 28f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O comportamento alimentar e o transtorno de ansiedade em jovens estudantes universitários do curso de nutrição têm sido avaliados, visando a importância que esse público tem na sociedade sobre a ciência da nutrição. Posto isto, estudos mostram que fatores como humor, estresse e ansiedade estão envolvidos com o desequilíbrio alimentar, de forma a causar excessos ou deficiências. Destaca-se que o comportamento alimentar é integrado por ações ligadas ao ato de se alimentar, sendo um conjunto de cognições e afetos que governam as ações e condutas alimentares, que exigem reações características e individuais. Tais fatores podem refletir nas diversas interações entre o estado fisiológico, psicológico e o âmbito em que vivemos, sendo este influenciado por religião, cultura, família e política. Logo, não é trivial a influência que a ansiedade exerce sobre as condutas alimentares de cada indivíduo, visto que mesmo possuindo conhecimento e, assim, possivelmente um comportamento nutricional, estão expostos à diversas outras interferências que afetam diretamente na relação que a ansiedade exerce sobre o comportamento alimentar. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar o comportamento alimentar e os sintomas de ansiedade de universitários do curso de nutrição de um Centro Universitário privado de Fortaleza/CE. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e com abordagem quantitativa, mediante a aplicação do questionário de um questionário socioeconômico, Escala de Ansiedade de Beck (EAB) e Teste de Atitudes Alimentares (EAT-26). Realizou-se análise descritiva dos dados da pesquisa que foram apresentados por meio de tabelas e gráficos e expressos em média, desvio padrão, frequência relativa e absoluta. Os resultados predominantemente obtidos foram de 1/3 da amostra apresentou ansiedade moderada e severa na Escala de Ansiedade de Beck e, segundo a classificação de EAT-26, 92,31% (n=48) não apresentaram comportamentos de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares. Diante deste exposto, concluiu-se que essa pesquisa tornou-se importante para conhecer fatores que interferem diretamente no comportamento alimentar dos estudantes de nutrição, bem como ressaltar esta pesquisa como indispensável, visto que esse público serão futuros profissionais da área.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1494
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KEILA CASSIANE COSTA SOBRINHO_TCC.pdf616,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.