Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1489
Título: Estratégias nutricionais como papel adjuvante na doença de parkinson: uma revisão de literatura
Autor(es): Paim, Raquel Teixeira Terceiro
Teixeira, Érica Chaves
Palavras-chave: Doença Parkinson
Terapia nutricional
Idosos.
Data do documento: 21-Jun-2022
Citação: TEIXEIRA, Érica Chaves. Estratégias nutricionais como papel adjuvante na doença de parkinson: uma revisão de literatura. 2022. 22f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa de origem idiopática, que acomete importante parcela da população, principalmente idosa, até agora sem cura. As crescentes evidências sobre a DP vêm subsidiando melhorias nas estratégias terapêuticas, corroborando para minimização dos sintomas clássicos inerentes à patologia. Ademais, estudos apontam que a quantidade e a qualidade do alimento ofertado podem melhorar os sintomas motores e não motores da DP, além de diminuir o risco de desnutrição, que é comum no avançar da doença. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo revisar a literatura sobre a eficácia de estratégias nutricionais como papel adjuvante no tratamento da DP. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, apresentando os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados em inglês, português e espanhol, nos últimos dez anos, que apresentassem em sua discussão considerações sobre as estratégias utilizadas na DP, indexados nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde e LILACS. Após a análise minuciosa dos artigos selecionados, apenas 11 artigos foram escolhidos, os quais foram classificados, majoritariamente como ensaios clínicos, distribuídos em diferentes continentes, variando de 11 e 1.741 participantes. De modo geral, os estudos encontrados destacam as intervenções com probióticos, aminoácidos, ômega-3, fibras e dietas ricas em vegetais, os quais podem ser um bom aliado ao tratamento farmacológico convencional mais utilizado, a L-dopa, melhorando sintomas motores e não motores. Os desfechos apresentados foram melhoria do trânsito intestinal, função de membros inferiores, preservação de massa muscular e melhora de marcadores metabólicos. Diante desse cenário, é necessário que haja promoção de mudanças nos hábitos alimentares e atividade física desses pacientes, bem como um bom aporte proteico ajustado de acordo com o fármaco ingerido para que não haja interferência de absorção do medicamento.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1489
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉRICA CHAVES TEIXEIRA - TCC.pdf276,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.