Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1488
Título: Tempo excessivo de tela e tecnologia na primeira infância: impactos no desenvolvimento infantil
Autor(es): Almeida, Arisa Nara Saldanha de
Costa, Gabriely Pinheiro da
Santos, Amanda Freitas dos
Palavras-chave: tempo de tela
crianças
primeira infância
desenvolvimento infantil
Data do documento: 15-Jun-2023
Citação: COSTA, Gabriely Pinheiro da; SANTOS, Amanda Freitas dos. Tempo excessivo de tela e tecnologia na primeira infância: impactos no desenvolvimento infantil. 2023. 37f. Artigo (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A introdução precoce e o tempo de uso gasto com telas aumentou ao longo dos anos, principalmente como forma de entreter crianças, substituindo com o mundo virtual as interações sociais e momentos de convívio importantes, com isso, cada vezmenos elas têm desenvolvido as habilidades de brincar com o próprio corpo, necessárias para a estimulação psicomotora que leva a uma boa formação cognitiva. Portanto, esse estudo teve como objetivo analisar os impactos no crescimento e desenvolvimento infantil causados pelo uso de telas em excesso na literatura brasileira. Trata-se de uma Revisão Integrativa que foi realizada nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram utilizados os seguintes descritores no DECS e MESH: “tempo de tela”; “crianças”; “primeira infância”; “desenvolvimento infantil”, em português, inglês e espanhol. Para acompanhar o desfecho da pesquisa, utilizou-se a estratégia PICo, e para coletar, sumarizar, organizar e discutir as informações, foi construído um quadro síntese com as seguintes variáveis de identificação do artigo, a descrição metodológica e os impactos no desenvolvimento infantil, utilizados com os principais resultados encontrados. Foram evidenciados que o tempo excessivo de telas e as tecnologias inseridas precocemente, provocam malefícios consideráveis nas crianças em seu desenvolvimento social, cognitivo, emocional e de linguagem.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1488
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA FREITAS DOS SANTOS GABRIELY PINHEIRO DA COSTA_TCC.pdf718,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.