Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1455
Título: Guia teórico/prático para o auto tratamento das disfunções temporomandibulares.
Autor(es): Lopes, Rinna Rocha.
Pires, Ranyara Meneses
Sousa, Thamirys Ferreira de
Palavras-chave: Disfunção Temporomandibular
Dor orofacial.
Autotratamento
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: PIRES, Ranyara Meneses; SOUSA, Thamirys Ferreira de. Guia teórico/prático para o auto tratamento das disfunções temporomandibulares. 2022. 28f. Artigo. (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A articulação temporomandibular é a mais complexa do corpo humano e alguns transtornos podem acometer essa articulação, dando origem às disfunções temporomandibulares. O tratamento da DTM possui um foco principal na diminuição da dor e otimiza a função da articulação. O auto tratamento é uma escolha eficaz e possui bons resultados para a melhora da sintomatologia de indivíduos com DTM. O objetivo do estudo foi produzir um guia prático de auto tratamento para pacientes com Disfunção Temporomandibular. O estudo é do tipo metodológico realizado em quatro fases: Fase 1 - Embasamento bibliográfico em relação ao tema proposto no estudo; Fase 2 - Seleção do layout; Fase 3 - Diagramação; Fase 4 - Construção da cartilha. O produto final resultou em uma cartilha intitulada “Auto tratamento para as disfunções temporomandibulares''. A cartilha possui linguagem simples de fácil compreensão, que descreve sobre ATM e sua disfunção, sobre sinais e sintomas, causas, diagnóstico e o auto tratamento. A cartilha é um material que ajudará indivíduos com DTM, pois proporciona conhecimento sobre a própria doença e o tratamento que o mesmo poderá fazer sem um acompanhamento de um fisioterapeuta. Conclui-se que o objetivo proposto foi alcançado, porém houve dificuldade na construção do projeto em decorrência de uma literatura limitada.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1455
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RANYARA MENESES PIRES THAMIRYS FERREIRA DE SOUSA_TCC.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.