Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1438
Título: Estudo de caso - aplicação do método DMAIC em uma indústria de calçados
Autor(es): Almeida, Renan Torquato
Lopes, Ana Caroline Teixeira
Moura, Italo Lopes de
Palavras-chave: Qualidade
Controle da Qualidade
Qualidade do Processo
DMAIC
Data do documento: 7-Jun-2023
Citação: LOPES, Ana Caroline Teixeira; MOURA, Italo Lopes de. Estudo de caso - aplicação do método DMAIC em uma indústria de calçados. 2023. 57f. Artigo (Graduação em Engenharia de Produção). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O trabalho começa no setor de engenharia de uma fábrica de calçados, na busca por melhorias de tempo ciclo e melhor aproveitamento de equipamentos de prensagem, entregando o pacote qualidade e desempenho. É decidido então pela concentração de esforços na redução de tempo de prensagem, devido a máquina ter se mostrado ser o gargalo nesse processo. Para tal resolução, na revisão bibliográfica são levantados diferentes programas de melhoria da produtividade e qualidade, como o TQM, TPM e Seis Sigma, comparando-os e argumentando a escolha da metodologia DMAIC, proveniente do Seis Sigma. Baseado no roteiro DMAIC busca-se, a cada passo, entender, justificar e aplicar cada ferramenta e diretriz para a redução de tempo ciclo. Em geral, no trabalho é possível identificar oportunidades de melhoria que foram detectadas, além dos resultados alcançados com as soluções implantadas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1438
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CAROLINE TEIXEIRA LOPES ITALO LOPES DE MOURA_TCC.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.