Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1437
Título: Análise da lei geral de proteção de dados à luz das eleições brasileiras
Autor(es): Portela, Thiago Barreto
Araújo, Victória Régia Cordeiro de
Brandão, Giovana Sudário
Palavras-chave: Eleições
Dados
Informação
Candidatura
Data do documento: 5-Jun-2023
Citação: ARAÚJO, Victória Régia Cordeiro de; BRANDÃO, Giovana Sudário. Análise da lei geral de proteção de dados à luz das eleições brasileiras. 2023. 29f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Os direitos políticos são resguardados pela Constituição Federal no Capítulo Dos Direitos e Garantias Fundamentais. Inicialmente, observa-se o rito procedimental do período pré-candidatura, no qual os candidatos obrigatoriamente devem formalizar os pedidos de registro de candidatura. Após isso, a propaganda eleitoral e a campanha em combate à desinformação, que atrapalha e confunde os eleitores. O exercício do sufrágio deve ser de forma justa e livre, nada deve interferir na escolha dos candidatos que mereçam o voto das pessoas, principalmente nos casos de reeleição. Inclui-se neste aspecto, as informações e dados divulgados em período eleitoral, em especial nas eleições do ano de 2022 no Brasil, sob o aspecto das eleições ocorridas em 2016 nos Estados Unidos. Depois examina-se a influência da Lei Geral de Proteção de Dados, desde antes de sua criação e como passou a proteger, além de sancionar, resguardando aqueles que a seguem e utilizam, também na seara eleitoral. Também, seus impactos em um viés prático, no contexto eleitoral, mostram a tentativa de facilitar a comunicação entre candidato e eleitor.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1437
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIOVANA SUDÁRIO BRANDÃO e VICTÓRIA RÉGIA CORDEIRO DE ARAÚJO_TCC.pdf310,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.