Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1435
Título: O Supremo Tribunal Federal como garantidor de direitos e o ativismo judicial
Autor(es): Portela, Thiago Barreto
Sampaio, Markelyne Campos de Moura
Santos, Fablício Faria
Palavras-chave: Ativismo judicial
Ponderação
Limitação de Poder
Poder Judiciário
Data do documento: 7-Jun-2023
Citação: SAMPAIO, Markelyne Campos de Moura; SANTOS, Fablício Faria. O Supremo Tribunal Federal como garantidor de direitos e o ativismo judicial. 2023. 28f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O ativismo judicial tem sido cada vez mais objeto de debate tanto pelo Poder Judiciário quanto pelo Poder Legislativo. A chegada do constitucionalismo marca a limitação de Poder do Estado. Os direitos fundamentais passam a ser objeto tutela do Judiciário. Nesse contexto, tem-se como objetivo geral da presente pesquisa a análise da suposta interferência do Poder Judiciário na competência do Poder Legislativo. Para tanto, tem-se como objetivos específicos I – Analisar o neocostitucionalismo; II – discorrer sobre interpretação do texto constitucional e III - compreender o termo Ativismo judicial e o seu estreito relacionamento com o STF. No que diz respeito a metodologia aplicada, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, análise qualitativa e que teve como instrumentos de pesquisa o levantamento de artigos científicos, trabalhos de monografia disponibilizados em bibliotecas virtuais, lei, jurisprudência e doutrina. Por possível constatar que a ascensão do Poder Judiciário e o seu papel diante da resolução de casos difíceis vêm projetando uma importante construção legal na proteção e garantia de direitos fundamentais.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1435
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABLÍCIO FARIA SANTOS MARKELYNE CAMPOS DE MOURA SAMPAIO.pdf305,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.