Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1434
Título: Violência obstétrica: uma análise sobre a responsabilidade civil do médico
Autor(es): Felizola, Milena Britto
Santos, Gabriela Monteiro Farias
Silva, Francisca Mirela de Sousa
Palavras-chave: Violência obstétrica
Responsabilidade civil
Autonomia
Dignidade da pessoa humana
Direito médico
Data do documento: 7-Jun-2023
Citação: SANTOS, Gabriela Monteiro Farias; SILVA, Francisca Mirela de Sousa. Violência obstétrica: uma análise sobre a responsabilidade civil do médico. 2023. 23f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Violência obstétrica caracteriza-se como todo procedimento, físico, psicológico, verbal ou até mesmo sexual, explícitos ou não, de caráter violento cometido contra a mulher, por profissionais em instituições de saúde, no momento do pré-natal, do parto, pós-parto ou do aborto. A presente pesquisa tem como objetivo geral o de investigar a violência obstétrica e de que maneira ocorre a responsabilidade civil do médico. Para tanto, o foi desenvolvida a partir dos seguintes objetivos específicos: abordar o conceito de responsabilidade civil e como ela ocorre no caso de violência obstétrica por parte dos médicos no Brasil; analisar acerca da dignidade da gestante e da autonomia médica; explorar quais os reflexos da violência obstétrica no ordenamento jurídico, bem como os instrumentos jurídicos existentes para combater essa prática. Já quanto à metodologia utilizada, o tipo escolhido foi a pesquisa bibliográfica, tendo como método de abordagem o dedutivo. Por fim, o método de procedimento eleito foi o histórico.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1434
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA MIRELA DE SOUSA SILVA GABRIELA MONTEIRO FARIAS SANTOS_TCC.pdf301,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.