Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1423
Título: A (in)constitucionalidade do inquérito 4.781/DF pelo STF e os contornos polêmicos envolvendo a sua tramitação
Autor(es): Negreiros, Joao Marcelo Fernandes
Oliveira, Larissa da Silva
Rodrigues, Ana Clara Braz
Palavras-chave: Sistema acusatório
Inquérito policial
Processo penal
Princípios constitucionais
Data do documento: 9-Jun-2023
Citação: OLIVEIRA, Larissa da Silva; RODRIGUES, Ana Clara Braz A (in)constitucionalidade do inquérito 4.781/DF pelo STF e os contornos polêmicos envolvendo a sua tramitação. 2023. 22f. Artigo (Graduação em Direito). Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo examinar a inconstitucionalidade da instauração de inquéritos de ofício pelo Supremo Tribunal Federal, sendo sobrepesado à luz de princípios constitucionais e processuais penais. Primeiramente, averiguar se há previsão legal para tanto e por consequência, quem tem competência para a instauração. Já em caso de previsão legal, verificou-se a compatibilidade dessa atuação do STF com o sistema acusatório e os limites para o ativismo judicial, frente ao princípio da inércia da jurisdição. Posteriormente, a fim de exemplificar e tornar mais claro os pontos abordados, foi feita a análise do caso do inquérito das Fake News (inquérito 4.781/DF), assim como pontuada as incompatibilidades com a Constituição Federal e os princípios processuais penais, sendo verificada sua inconstitucionalidade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1423
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA DA SILVA OLIVEIRA ANA CLARA BRAZ RODRIGUES _ TCC.pdf.pdf244,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.