Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1410
Título: A tipificação penal da conduta de violência institucional, na lei de abuso de autoridade, como forma de combate à vitimização secundária
Autor(es): Teofilo, Carlos Teixeira
Albuquerque Neto, Carlos Patriolino de
Oliveira, Royce Soares
Palavras-chave: Estado Democrático de Direito
Princípio da Dignidade da Pessoa Humana
Abuso de Autoridade
Violência Institucional
Data do documento: 6-Jun-2023
Citação: ALBUQUERQUE NETO, Carlos Patriolino de; OLIVEIRA, Royce Soares. A tipificação penal da conduta de violência institucional, na lei de abuso de autoridade, como forma de combate à vitimização secundária. 2023. 25f. Artigo (Graduação em Direito). Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: A tipificação penal da violência institucional surge como uma ferramenta eficaz capaz de combater abusos por parte de seus agentes, porém, esse instituto é uma novidade jurídica no ordenamento pátrio, anterior a isso, de forma velada, era comum tais ações dentro das instituições do Estado. Porém, tal conduta típica passou por vários momentos para chegar onde se encontra hoje. Pode-se dizer que a evolução constitucional brasileira, saindo de um regime ditatorial e assumindo um regime democrático, contribui para que normas mais humanitárias se instalassem no Brasil, sendo discutida pelo legislador e inseridas no ordenamento jurídico, sempre obedecendo o princípio da dignidade da pessoa humana. O gêneses supracitado é considerado a essência da Constituição Federal de 1988, onde, qualquer norma recepcionada antes de sua promulgação deveria se adequar a esse princípio ou sair do mundo normativo, e toda norma posterior a ela seguir seus preceitos e não tratar o indivíduo de forma desumana, garantindo a este todos os direitos a ele inerente. Quanto a metodologia a presente pesquisa utilizou abordagem qualitativa e método dedutivo, como também possui cunho bibliográfico.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1410
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROYCE SOARES OLIVEIRA CARLOS PATRIOLINO DE ALBUQUERQUE NETO_TCC.pdf906,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.