Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1399
Título: O impacto da reeducação postural global nos aspectos físicos e emocionais na escoliose infantil: revisão integrativa
Autor(es): Vieira, Naiana Gonçalves de Bittencourt
Macedo, Kamila Tricia Plácido de
Rodrigues, Marichel de Sousa Ribeiro Rodrigues
Palavras-chave: Reeducação Postural Global
Terapia por exercício
Aspectos emocionais
Fisioterapia
Escoliose Infantil
Menores
Postura
Avaliação
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: MACEDO, Kamila Tricia Plácido de ; RODRIGUES, Marichel de Sousa Ribeiro. O impacto da reeducação postural global nos aspectos físicos e emocionais na escoliose infantil: revisão integrativa. 2022. 22f. Artigo. (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Este estudo tem como objetivo fornecer uma revisão integrativa da literatura no que diz respeito ao impacto da Reeducação Postural Global (RPG) na saúde emocional de crianças com escoliose. Foram encontrados 201 artigos potencialmente relevantes com os descritores de busca. Foi realizada leitura de 63. Alguns artigos, ao todo 185 que não cumpriam os critérios de inclusão foram removidos da pesquisa. Para encerrar a revisão de literatura, foram avaliados os textos integrais de 07 artigos. Os resultados mostram que existe uma relação entre aspectos físicos e emocionais na escoliose infantil e também a existência das interferências psicossociais na postura corporal. Parte dos estudos aponta que os problemas posturais podem surgir devido a certas atividades escolares. Os estudos analisados nessa revisão integrativa, ressaltam a importância do desenvolvimento de programas preventivos e medidas terapêuticas como a Reeducação Postural Global ainda no ambiente escolar, prevenindo o surgimento de alterações posturais, dentre elas, a escoliose. A literatura evidencia resultados experimentais que apontam que a postura corporal do indivíduo é influenciada pela relação emocional tanto como o ambiente educacional, a comunicação verbal, a personalidade e a ansiedade. Esses dados norteiam à abordagem interdisciplinar ou multidisciplinar no tratamento ou na prevenção das alterações posturais. O tratamento não pode ser restringido ao contexto das atividades diárias básicas e às modificações estruturais osteomusculares. A fisioterapia pode intervir nestes distúrbios ainda na infância, com atuações em escolas e instituições que atendam esse público.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1399
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAMILA TRICIA PLÁCIDO DE MACEDO MARICHEL DE SOUSA RIBEIRO RODRIGUES - TCC.pdf381,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.