Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1389
Título: Atraso no desenvolvimento infantil durante a pandemia da covid-19
Autor(es): Bessa, Francilena Ribeiro
Conrado, Francisca Vanessa Machado
Figueirêdo, Melissa Kelly Queiroz
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil
COVID-19
Atraso no desenvolvimento
Data do documento: 15-Jun-2023
Citação: CONRADO, Francisca Vanessa Machado; FIGUEIRÊDO, Melissa Kelly Queiroz. Atraso no desenvolvimento infantil durante a pandemia da covid-19. 2023. 20f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: Desenvolvimento infantil são mudanças nas estruturas físicas, neurológicas, cognitivas e comportamentais do indivíduo que ocorrem de forma ordenada e relativamente duradoura, podem ser entendidas, também, como mudanças nas funções corporais, incluindo aquelas influenciadas por fatores emocionais e sociais. Entretanto, no contexto de pandemia, houve mudanças na rotina da população em geral, é sabido que as adoções de tais medidas tiveram impactos importantes nas atividades diárias. Objetivo: Identificar, na literatura estudos sobre atraso no desenvolvimento infantil durante a pandemia da COVID-19. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, utilizando a estratégia População, Intervenção, Comparação e Desfecho (PICO), para formulação da questão de pesquisa e busca sem recorte temporal nas bases de dados bibliográficas: Medical Literature and Retrieval System onLine (MEDLINE/ PubMed®), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). A coleta de dados ocorreu no período de fevereiro a maio de 2023. Resultados: A amostra final foi de 8 artigos que evidenciaram alterações no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. Considerações finais: Conclui-se que as áreas do desenvolvimento motor, cognitiva e a emocional foram as que obtiveram maiores impactos, assim causando mudanças na rotina do público infantil ocasionadas pela pandemia.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1389
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA VANESSA MACHADO CONRADO MELISSA KELLY QUEIROZ FIGUEIRÊDOTCC- comprovante.pdf439,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.