Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1376
Título: Atuação da psicologia escolar nas escolas públicas de fortaleza: uma pesquisa documental
Autor(es): Ramos, Karen Stefanny Crisostomo
Lopez, Mikaelly Ribeiro
Pereira, Luciana Bastos de Souza
Silva, Luisa Inghrid Souza da
Palavras-chave: atuação
psicologia escolar
educação
ensino
Data do documento: 12-Dez-2023
Citação: LOPEZ, Mikaelly Ribeiro; PEREIRA, Luciana Bastos de Souza; SILVA, Luisa Inghrid Souza da. Atuação da psicologia escolar nas escolas públicas de fortaleza: uma pesquisa documental. 2023. 30f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O espaço escolar foi um dos primeiros campos de inserção dos psicólogos, mas ainda não havia delimitações em sua atuação. Hoje, temos um cenário legislativo que prevê a inserção de psicólogas e assistentes sociais no ensino básico, através da Lei 13.935 (Brasil, 2019), mas sem uma política que implemente esses profissionais de forma efetiva. Frente a este cenário, tomamos como objetivo geral: investigar como acontece a inserção da Psicologia, na rede municipal de ensino, na cidade de Fortaleza. A Psicologia Escolar tem como objeto a própria Escola, e as relações que se estabelecem nesse espaço. Historicamente a atuação da Psicologia no cenário escolar teve como foco os problemas relacionados ao desenvolvimento infantil e aprendizagem, de uma maneira mais remediativa e culpabilizante. Observando o cotidiano escolar é possível verificar diversas demandas psicossociais, como: problemas na aprendizagem; exclusão de alunos com deficiência; e dificuldades nas relações que se estabelecem na escola, como o bullying e violência. Através de uma pesquisa documental, somada à Análise de Conteúdo Categorial, foram coletados dados retirados do jornal Diário do Nordeste e do portal da Prefeitura de Fortaleza, entre 2020 a 2023, tendo em vista a implementação do Serviço de Psicologia Escolar pela Secretaria Municipal de Educação em 2020. Foi observado na análise do conteúdo das reportagens, que a atuação das psicólogas é voltada para a criação e estruturação de ações de promoção de saúde mental nas escolas, porém não participando na execução e por vezes, não atuando in loco. Conclui-se que apesar do crescimento dessas ações, em relação ao quantitativo de profissionais, vemos uma incompatibilidade com a demanda da rede de ensino. Esta realidade acaba criando uma alta demanda, tornando assim uma necessidade real ter mais psicólogas(os) dentro da rede de ensino.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1376
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCIANA BASTOS DE SOUZA PEREIRA LUISA INGHRID SOUZA DA SILVA MIKAELLY RIBEIRO LOPEZ TCC.pdf707,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.