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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamos, Karen Stefanny Crisostomopt_BR
dc.contributor.authorLopez, Mikaelly Ribeiro-
dc.contributor.authorPereira, Luciana Bastos de Souza-
dc.contributor.authorSilva, Luisa Inghrid Souza da-
dc.date.accessioned2024-02-27T23:48:29Z-
dc.date.available2024-02-27T23:48:29Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationLOPEZ, Mikaelly Ribeiro; PEREIRA, Luciana Bastos de Souza; SILVA, Luisa Inghrid Souza da. Atuação da psicologia escolar nas escolas públicas de fortaleza: uma pesquisa documental. 2023. 30f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1376-
dc.description.abstractO espaço escolar foi um dos primeiros campos de inserção dos psicólogos, mas ainda não havia delimitações em sua atuação. Hoje, temos um cenário legislativo que prevê a inserção de psicólogas e assistentes sociais no ensino básico, através da Lei 13.935 (Brasil, 2019), mas sem uma política que implemente esses profissionais de forma efetiva. Frente a este cenário, tomamos como objetivo geral: investigar como acontece a inserção da Psicologia, na rede municipal de ensino, na cidade de Fortaleza. A Psicologia Escolar tem como objeto a própria Escola, e as relações que se estabelecem nesse espaço. Historicamente a atuação da Psicologia no cenário escolar teve como foco os problemas relacionados ao desenvolvimento infantil e aprendizagem, de uma maneira mais remediativa e culpabilizante. Observando o cotidiano escolar é possível verificar diversas demandas psicossociais, como: problemas na aprendizagem; exclusão de alunos com deficiência; e dificuldades nas relações que se estabelecem na escola, como o bullying e violência. Através de uma pesquisa documental, somada à Análise de Conteúdo Categorial, foram coletados dados retirados do jornal Diário do Nordeste e do portal da Prefeitura de Fortaleza, entre 2020 a 2023, tendo em vista a implementação do Serviço de Psicologia Escolar pela Secretaria Municipal de Educação em 2020. Foi observado na análise do conteúdo das reportagens, que a atuação das psicólogas é voltada para a criação e estruturação de ações de promoção de saúde mental nas escolas, porém não participando na execução e por vezes, não atuando in loco. Conclui-se que apesar do crescimento dessas ações, em relação ao quantitativo de profissionais, vemos uma incompatibilidade com a demanda da rede de ensino. Esta realidade acaba criando uma alta demanda, tornando assim uma necessidade real ter mais psicólogas(os) dentro da rede de ensino.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectatuaçãopt_BR
dc.subjectpsicologia escolarpt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.titleAtuação da psicologia escolar nas escolas públicas de fortaleza: uma pesquisa documentalpt_BR
dc.typeThesispt_BR
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