Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1373
Título: Evidências do uso da realidade virtual no equilíbrio de pacientes com paralisia cerebral
Autor(es): Taddeo, Patricia da Silva
Galdino, Vanessa da Silva
Rocha, Andressa de Almeida
Palavras-chave: Realidade virtual
Paralisia Cerebral
Equilíbrio
Data do documento: 13-Jun-2023
Citação: GALDINO, Vanessa da Silva; ROCHA, Andressa de Almeida. Evidências do uso da realidade virtual no equilíbrio de pacientes com paralisia cerebral. 2023. 17f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Determinada por um distúrbio postural e motor, a paralisia cerebral (PC) é decorrente de encefalopatia não progressiva nos períodos pré, peri ou pós-natal em um cérebro imaturo. Caracteriza-se pela presença de hipotonia e dismetria, dificultando o equilíbrio e a coordenação dos movimentos. Assim, o objetivo da fisioterapia é desenvolver habilidades motoras, oferecendo maior funcionalidade para o indivíduo. Como um dos recursos tecnológicos utilizados, a Realidade Virtual (RV) consiste na criação de um ambiente virtual onde o paciente interage por meio de estímulos visuais, tatéis, auditivos e sensoriais. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão integrativa sobre as evidências do uso da realidade virtual no equilíbrio de pacientes com paralisia cerebral. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo do tipo revisão integrativa. Primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico através das plataformas de dados digitais PEdro, BVS e PubMed. A seleção dos artigos se estabeleceu através publicações que estivessem dentro do tema abordado, com acesso livre e publicados entre os períodos de 2013 e 2023, com os descritores Realidade Virtual; Paralisia Cerebral e Equilíbrio. Foram excluídos estudos do tipo revisões de literatura. Diante a revisão dos estudos observou-se que o uso da RV proporciona melhores resultados em pacientes com PC quando utilizada em conjunto com o atendimento convencional. O público infantil foi o alvo, trabalhando de forma lúdica a RV integrando os sistemas sensoriais e consequentemente havendo uma melhor aceitação da intervenção. Por fim, tornou-se possível notar o quanto a RV pode acrescentar de forma benéfica nos atendimentos de pacientes com PC quando se busca melhora do equilíbrio.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1373
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA DE ALMEIDA ROCHA VANESSA DA SILVA GALDINO_TCC.pdf306,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.