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dc.contributor.advisorTaddeo, Patricia da Silvapt_BR
dc.contributor.authorGaldino, Vanessa da Silva-
dc.contributor.authorRocha, Andressa de Almeida-
dc.date.accessioned2024-02-27T22:51:30Z-
dc.date.available2024-02-27T22:51:30Z-
dc.date.issued2023-06-13-
dc.identifier.citationGALDINO, Vanessa da Silva; ROCHA, Andressa de Almeida. Evidências do uso da realidade virtual no equilíbrio de pacientes com paralisia cerebral. 2023. 17f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1373-
dc.description.abstractDeterminada por um distúrbio postural e motor, a paralisia cerebral (PC) é decorrente de encefalopatia não progressiva nos períodos pré, peri ou pós-natal em um cérebro imaturo. Caracteriza-se pela presença de hipotonia e dismetria, dificultando o equilíbrio e a coordenação dos movimentos. Assim, o objetivo da fisioterapia é desenvolver habilidades motoras, oferecendo maior funcionalidade para o indivíduo. Como um dos recursos tecnológicos utilizados, a Realidade Virtual (RV) consiste na criação de um ambiente virtual onde o paciente interage por meio de estímulos visuais, tatéis, auditivos e sensoriais. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão integrativa sobre as evidências do uso da realidade virtual no equilíbrio de pacientes com paralisia cerebral. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo do tipo revisão integrativa. Primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico através das plataformas de dados digitais PEdro, BVS e PubMed. A seleção dos artigos se estabeleceu através publicações que estivessem dentro do tema abordado, com acesso livre e publicados entre os períodos de 2013 e 2023, com os descritores Realidade Virtual; Paralisia Cerebral e Equilíbrio. Foram excluídos estudos do tipo revisões de literatura. Diante a revisão dos estudos observou-se que o uso da RV proporciona melhores resultados em pacientes com PC quando utilizada em conjunto com o atendimento convencional. O público infantil foi o alvo, trabalhando de forma lúdica a RV integrando os sistemas sensoriais e consequentemente havendo uma melhor aceitação da intervenção. Por fim, tornou-se possível notar o quanto a RV pode acrescentar de forma benéfica nos atendimentos de pacientes com PC quando se busca melhora do equilíbrio.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectParalisia Cerebralpt_BR
dc.subjectEquilíbriopt_BR
dc.titleEvidências do uso da realidade virtual no equilíbrio de pacientes com paralisia cerebralpt_BR
dc.typeThesispt_BR
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