Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1292
Título: Práticas pedagógicas para o ensino do voleibol nas aulas de educação física escolar
Autor(es): Barbosa, Ronnisson Luis Carvalho
Barbosa, Francisco Denys Correia
Palavras-chave: Profissional
Práticas
Disciplina
Educação Física
Voleibol
Data do documento: 8-Jun-2021
Citação: BARBOSA, Francisco Denys Correia. Práticas pedagógicas para o ensino do voleibol nas aulas de educação física escolar. 2021. 22f. Artigo (Graduação em Educação Física - Licenciatura). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Este artigo tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas para o ensino do voleibol nas aulas de Educação Física Escolar. Este tem por objetivo geral avaliar as práticas pedagógicas para o ensino do voleibol nas aulas de educação física escolar. De forma específica este irá: identificar os benefícios do voleibol nas aulas de Educação Física Escolar; descrever as metodologias e estratégias de ensino Utilizadas nas aulas; e por último, apontar as dificuldades encontradas para as aulas de voleibol na Educação Física Escolar. O voleibol quando é trabalhado de forma pedagógica, deve trazer em seu conteúdo elementos que permitam entender suas habilidades básicas, cabendo ao professor estar informado disso. É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias. Quanto a metodologia utilizada é de caráter qualitativo com objetivo exploratório através da bibliografia, a fim de proporcionar novos conhecimentos, que permitirão reflexões e aprofundamentos sobre o tema abordado. No contexto teórico a pesquisa teve como referência os trabalhos de Arantes (2006), Campos (2006), Kramer (2007) e Silva (2014). O voleibol é sem dúvida um dos esportes que mais evoluiu, ou melhor, o que mais sofreu alterações em suas regras e em sua estrutura, o que lhe torna um esporte altamente interessante. Assim, o professor de Educação Física deve no caso de conteúdo esportivo e mais especificamente do voleibol, atender as expectativas de curiosidades, que é a habilidade mais aguçada durante a infância e adolescência, tornando o processo de aprendizagem prazerosa e motivadora. Concluiu-se que o professor de Educação Física ao possibilitar aos alunos uma vivência de atividades diferenciadas durante as aulas práticas de voleibol, contribuirá significativamente para seu desenvolvimento cognitivo e motor, assim como sua formação disciplinar.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1292
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (L.do) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO DENYS CORREIRA BARBOSA_TCC.pdf578,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.