Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1280
Título: A legítima defesa como causa de exclusão de ilicitude na atuação policial
Autor(es): Teofilo, Carlos Teixeira
Matos, Matheus Xavier de Sousa
Palavras-chave: Atividade Policial
Ilicitude
Legítima defesa
Data do documento: 18-Jun-2021
Citação: MATOS, Matheus Xavier de Sousa. A legítima defesa como causa de exclusão de ilicitude na atuação policial. 2021. 25f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Para que se consiga viver em sociedade, desde os primórdios os homens criaram normas para regular as condutas individuais e coletivas, visando o bem comum. É nesse cenário que surgem as regras jurídicas, dentre elas as normas penais, que visam evitar a autotutela e o constante conflito social, e imputa àqueles que atentam contra a paz social a aplicação de pena, na medida da gravidade do ilícito cometido. No entanto, existem situações que, apesar da conduta ser recriminada, não há ilicitude – excludentes de ilicitude penal. Dentre as excludentes de ilicitude existe a legítima defesa (art. 25 do Código Penal), que será caracterizada desde que esteja presente no caso os requisitos estabelecidos em Lei. Em razão da periculosidade constante na atividade policial e do aumento da criminalidade e organizações criminosas, com represarias contra as forças policiais, entendeu-se por bem examinar a aplicação do instituto da legítima defesa na atividade policial, analisando a legítima defesa de forma ampla e, posteriormente, aplicando-a a atividade policial.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1280
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS XAVIER DE SOUSA MATOS_TCC.pdf241,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.