Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1279
Título: Proteção ambiental face a biopirataria no ordenamento jurídico brasileiro
Autor(es): Costa, Patrícia Lacerda de Oliveira
Ferreira, Lucas Cesar Pereira
Palavras-chave: Biopirataria
Fauna
Diversidade
Proteção
Data do documento: 17-Jun-2021
Citação: FERREIRA, Lucas Cesar Pereira. Proteção ambiental face a biopirataria no ordenamento jurídico brasileiro. 2021. 20f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A biopirataria se refere ao uso de recursos biológicos por empresas multinacionais e outras organizações sem a devida autorização dos países e pessoas interessadas, sem pagamento compensatório. No caso do Brasil, o novo marco legal da biodiversidade, constituído pela Lei 13.123/2015, tem a missão de promover o uso sustentável da biodiversidade brasileira e trazer segurança jurídica aos seus usuários. O presente estudo tem como objetivo discorrer sobre a proteção ambiental perante a biopirataria no ordenamento jurídico brasileiro. Para tanto, desdobra-se em três objetivos específicos: a caracterização da Biopirataria e o efeito sobre a fauna; a contextualização da Biopirataria junto ao ordenamento jurídico brasileiro; e avaliação dos casos mais recentes de biopirataria no Brasil, atentando à sua interpretação e punição. Faz uso de uma metodologia qualitativa, levantando dados junto à lei, doutrina e jurisprudência, bem como artigos e notícias, dispostos em sites oficiais. Verifica-se que as leis que regulam a biodiversidade e a propriedade intelectual parecem acomodar a proteção do conhecimento tradicional por meio das estruturas existentes. Porém, ainda existem obstáculos práticos significativos para a proteção efetiva em nível nacional.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1279
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS CESAR PEREIRA FERREIRA_TCC.pdf266,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.