Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1246
Título: Interações medicamentosas entre alimentos e medicamentos anti-hipertensivos padronizados em uma maternidade de referência em Fortaleza – CE: uma revisão da literatura
Autor(es): Silva, Aline Holanda
Santos, Mikaele Fialho dos
Palavras-chave: Interação fármaco – alimento
Hipertensão
Gestantes
Data do documento: 24-Jun-2021
Citação: SANTOS, Mikaele Fialho dos. Interações medicamentosas entre alimentos e medicamentos anti-hipertensivos padronizados em uma maternidade de referência em Fortaleza – CE: uma revisão da literatura. 2021. 15f. Artigo (Graduação em Farmácia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Interações medicamento – alimento se originam da administração concomitante dos citados componentes, como consequência podendo causar alterações ao estado nutricional do paciente e/ou causar perca terapêutica. Seja de origem farmacocinética ou farmacodinâmica os prejuízos podem ser irreversíveis. Dentre as condições patológicas, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma comorbidade que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Sabendo das complicações e risco que esta pode causar a uma gravidez, um maior cuidado deve ser tomado com as pacientes gestantes. O presente estudo teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre interação fármaco anti-hipertensivo - alimento, a fim de colaborar com os profissionais de saúde de uma maternidade de referência localizada em Fortaleza/CE. O trabalho se trata de um estudo documental sobre interações fármaco anti-hipertensivo oral e alimento, que buscou as informações sobre interações em revisão de literatura, utilizando as fontes Google Scholar, Scielo e Medical Literature Analysisand Retrieval System on-line (Medline) a partir dos descritores: interação fármaco – alimento, hipertensão e gestação. Através de uma tabela, evidenciou-se as possíveis interações entre os anti-hipertensivos utilizados em um hospital de referência especializado no atendimento a gestantes, os prováveis alimentos que são causa dessas interações e como elas acontecem. Dos 19 fármacos anti-hipertensivos padronizados pelo hospital para atender as gestantes, somente sete estão isentos de interações com alimentos. A literatura nos mostra que o tema merece uma atenção redobrada para que sejam evitadas quaisquer complicações aos pacientes.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1246
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIKAELE FIALHO DOS SANTOS_TCC.pdf480,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.