Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1235
Título: Atuação da fisioterapia na demência de Alzheimer
Autor(es): Nunes, Thais Teles Veras
Mafra, Benedita Iêda
Palavras-chave: Alzheimer
Idoso
Fisioterapia
Data do documento: 15-Jun-2021
Citação: MAFRA, Benedita Iêda. Atuação da fisioterapia na demência de Alzheimer. 19f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: O envelhecimento da população vem aumentando de modo acelerado e esse acontecimento está relacionado a diversos fatores, como diminuição da natalidade, ao aumento da expectativa de vida relacionada ao maior acesso aos exames, aos cuidados médicos e tratamento medicamentoso precoce. A demência de Alzheimer (DA) é uma síndrome neurodegenerativa, progressiva mais comum entre as demências, quando relacionada com a idade, na qual as manifestações cognitivas e neurológicas podem causar um resultado de deficiência progressiva, podendo haver uma incapacidade. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar os estudos relacionados à atuação da Fisioterapia na demência de Alzheimer. Trata-se de uma revisão narrativa, realizada no período de julho de 2020 a julho de 2021, cuja finalidade foi fazer uma busca na literatura sobre os artigos que tratassem do tema “demência de Alzheimer, evolução clínica da doença e a atuação da Fisioterapia na doença”. Os artigos selecionados foram identificados e catalogados por meio de uma ficha de leitura elaborada pela presente autora. Os conteúdos dos artigos pesquisados permitiram um melhor conhecimento científico sobre a Fisioterapia e Alzheimer, a evolução do Alzheimer e os recursos mais utilizados na Fisioterapia para ajudar na reabilitação do Alzheimer. A tabela 1 apresenta a categoria perfil clínico da demência de Alzheimer e a tabela 2 apresenta a categoria Recursos Fisioterapêuticos utilizados no tratamento da DA. Conclui-se que conhecer sobre a Fisioterapia atuando nos pacientes com DA sinaliza a necessidade de um estudo mais detalhado visto que o quadro clínico é diferente em cada fase de evolução da doença.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1235
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BENEDITA IÊDA MAFRA_TCC.pdf266,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.