Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1224
Título: As implicações do cenário pandêmico do covid-19 frente a segurança alimentar e nutricional no Brasil: uma revisão bibliográfica integrativa
Autor(es): Celedonio, Roberta Freitas
Veras, Tamires de Souza Araujo
Palavras-chave: Insegurança alimentar
alimentos
coronavírus
Covid-19
Brasil
Data do documento: 7-Jun-2021
Citação: VERAS, Tamires de Souza Araujo. As implicações do cenário pandêmico do covid-19 frente a segurança alimentar e nutricional no Brasil: uma revisão bibliográfica integrativa. 2021. 20f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: No início de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o mundo estava vivendo a pandemia de Covid-19 Com a disseminação do novo coronavírus, diversas autoridades mundiais e nacionais decretaram o isolamento social e, consequentemente, o fechamento de inúmeros serviços. O isolamento social afetou principalmente a população vulnerável, causando o aumento de desemprego, e insuficiência de renda e disponibilidade de alimento, favorecendo a insegurança alimentar. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre como a pandemia da COVID-19 afetou a segurança alimentar e nutricional no Brasil. Realizou-se, em abril de 2021, a busca nas bases de dados PubMed e Biblioteca Virtual e Saúde, de trabalhos científicos a partir da combinação dos descritores “segurança alimentar”, “insegurança alimentar”, “pandemia”, “coronavírus”, “COVID-19” e “Brasil”. A busca apresentou 37 documentos, dos quais 6 contemplaram os critérios de inclusão: artigos originais, disponíveis online nas bases de dados, nos idiomas português, inglês e espanhol, e que abrangessem o período pandêmico de Covid-19. Os estudos apontam as ações governamentais e as ações das políticas públicas frente a pandemia do coronavírus em relação à segurança alimentar no Brasil. Eles mostraram que famílias de baixa renda apresentam uma maior vulnerabilidade à Covid-19, mostraram também as ações realizadas pelo governo brasileiro e pelas políticas públicas para enfrentar a insegurança alimentar no pais durante a pandemia, e também às consequências da pandemia do Covid-19 na segurança alimentar no Brasil. Concluiu-se que o país está despreparado para enfrentar uma crise sanitária, e as medidas governamentais para enfrentamento da pandemia da Covid-19 são insuficientes, sendo necessária uma maior assistência à população em maior situação de vulnerabilidade econômica e social.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1224
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAMIRES DE SOUZA ARAUJO VERAS_TCC.pdf247,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.