Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1221
Título: Perfil nutricional de pessoas vivendo com HIV em uma casa de apoio em Fortaleza-CE
Autor(es): Aquino, Cristhyane Costa de
Araújo, Juçara da Cruz
Palavras-chave: HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Avaliação Nutricional
Estado Nutricional
Consumo Alimentar
Data do documento: 14-Jun-2021
Citação: ARAÚJO, Juçara da Cruz. Perfil nutricional de pessoas vivendo com HIV em uma casa de apoio em Fortaleza-CE. 2021. 23f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A infecção pelo vírus HIV está associada a alterações no estado nutricional, observa-se que na fase assintomática e na Síndrome da Imunodeficiência Adquirida ocorre a prevalência de desnutrição, enquanto que o uso prolongado da terapia antirretroviral associa-se à manutenção de estado nutricional adequado ou sobrepeso com alterações na composição corporal e a redistribuição de gordura. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar o estado nutricional e o consumo alimentar de pessoas vivendo com HIV/AIDS acompanhados em uma casa de apoio. Trata-se de um estudo observacional e transversal com abordagem quantitativa, foram incluídos adultos e idosos portadores de HIV/AIDS moradores da casa de apoio, de ambos os sexos e com idade entre 20 e 70 anos, foram excluídas as crianças e adolescentes. Foram coletados dados de identificação, idade, raça, antropometria e consumo alimentar. Participaram do estudo 22 indivíduos, segundo o IMC e a CB a maioria apresentava, respectivamente, eutrofia (45,50%) e desnutrição moderada (40,90%). Quanto ao consumo alimentar, a maioria apresenta uma ótima ingestão alimentar, aceitando 90 a 100% das refeições servidas (63,60%). O acompanhamento nutricional periódico para a avaliação do perfil nutricional e intervenções dietoterápicas são importantes para reduzir deficiências nutricionais e melhorar a qualidade de vida.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1221
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUÇARA DA CRUZ ARAÚJO_TCC.pdf632,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.