Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1220
Título: Percepção da imagem corporal e comportamento alimentar em universitários do sexo masculino de educação física.
Autor(es): Pereira, Camila Pinheiro
Girão, Iuna da Silva
Palavras-chave: Imagem corporal
Estado Nutricional
Estudantes
Homens
Data do documento: 15-Jun-2021
Citação: GIRÃO, Iuna da Silva. Percepção da imagem corporal e comportamento alimentar em universitários do sexo masculino de educação física. 2021. 28f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Nas últimas décadas, devido às mudanças significativas nos padrões alimentares dos brasileiros tivemos uma grande mudança no comportamento alimentar e na imagem corporal. Autopercepção da imagem corporal é a imagem projetada na mente do individuo ao se ver e pode variar por fatores psicológicos. O comportamento alimentar pode ser muitas vezes afetado por fatores externos, como a mídia, padrões de beleza e profissões. Já se sabe que indivíduos que trabalham diretamente com o corpo podem ter seu comportamento alimentar alterado. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar a percepção da imagem corporal e o comportamento alimentar em acadêmicos de educação física do sexo masculino. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo e descritivo, com delineamento transversal, realizado em um centro universitário privado de Fortaleza – CE. Foram aplicados os questionários Body Shape Questionnaire (BSQ) e Eating Attitudes Test (EAT-26) e realizada também a avaliação antropométrica, em que foram aferidos o peso e altura dos participantes para classificação do estado nutricional por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). A amostra foi composta por 93 universitários de educação física, do sexo masculino de 19 a 46 anos. O escore médio do BSQ foi de 66 pontos (DP ± 25,01), classificado no parâmetro sem insatisfação. Segundo a classificação do EAT-26, 22% apresentaram positivo para risco de desenvolver transtornos alimentares. Os resultados mostraram que boa parte dos estudantes estão satisfeitos com seu corpo segundo os valores do BSQ. Em relação ao comportamento alimentar, os estudantes negativaram o comportamento de risco para desenvolver transtornos alimentares segundo o EAT – 26.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1220
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IUNA DA SILVA GIRÃO_TCC.pdf834,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.