Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1156
Título: Relação entre manifestações sistêmicas e erupção de dentes decíduos: uma revisão de literatura
Autor(es): Rebouças, Pedro Diniz
Silva, Adrielle Késsia Ribeiro da
Rodrigues, Aline de Souza
Palavras-chave: Erupção dentária
Sinais e Sintomas
Dente Decíduos
Data do documento: 10-Jun-2021
Citação: SILVA, Adrielle Késsia Ribeiro da; RODRIGUES, Aline de Souza. Relação entre manifestações sistêmicas e erupção de dentes decíduos: uma revisão de literatura. 2021. 33f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Erupção dos dentes decíduos é quando o dente passa de sua posição intraóssea e assume sua posição funcional na cavidade oral. Durante esse processo há relatos do surgimento de sinais e sintomas, que são associados a erupção. Esse trabalho teve como objetivo encontrar na literatura achados que possam relacionar a erupção dental decídua com as manifestações sistêmicas relatadas por pais e cuidadores. Métodos: A busca de seleção dos artigos foi realizada nas plataformas PubMed e BVS. Foram usadas as palavras-chave: deciduous teeth AND (tooth eruption OR teeth eruption) AND symptoms, e os descritores: erupção dos dentes, sinais e sintomas. Foram incluídos artigos dos últimos 10 anos, nos idiomas português e inglês, que resultaram em 14 artigos utilizados para síntese e composição da revisão integrativa de literatura. Resultados: O peso, altura e IMC estão diretamente relacionado ao tempo de erupção da dentição decídua e a quantidade de dentes. A primeira erupção decídua foi associada ao desenvolvimento motor, e não à idade cronológica. Crianças que fazem uso de mamadeira tiveram erupção mais tardia que as com amamentação exclusiva. Os sinais e sintomas mais presentes foram: febre, diarreia, irritação, perda de apetite e sucção digital entre outros sintomas. Conclusão: O peso é determinante para início da erupção decídua; apesar da erupção dental não ser reconhecida como causadora de manifestações sistêmicas, a vivência dos pais demostra um resultado contrário. O desconforto das crianças é real, e a falta de conhecimento por parte dos pais pode gerar danos à saúde infantil.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1156
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIELLE KÉSSIA RIBEIRO DA SILVA ALINE DE SOUZA RODRIGUES_TCC.pdf429,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.