Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1137
Título: Os desafios na gestão de empresas familiares: um estudo de caso em um restaurante e pizzaria na cidade de Fortaleza-CE
Autor(es): Chagas, Ana Carla Cavalcante das
Gonçalves, Philippe Ferreira de Almeida
Palavras-chave: Empresa familiar
Gestão
Restaurante
Pizzaria
Ações de melhorias
Data do documento: 15-Jun-2021
Citação: GONÇALVES, Philippe Ferreira de Almeida. Os desafios na gestão de empresas familiares: um estudo de caso em um restaurante e pizzaria na cidade de Fortaleza-CE. 2021. 21f. Artigo (Graduação em Administração) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A presente pesquisa objetiva identificar os desafios e oportunidades na gestão de uma empresa familiar localizada em Fortaleza-CE. O referencial teórico analisa, inicialmente, os conceitos de gestão familiar, trazendo as principais características de empresas familiares, as oportunidades e desafios da gestão familiar. Para a obtenção dos dados, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com dois gestores de um restaurante e pizzaria localizado na cidade de Fortaleza. Utilizando uma abordagem qualitativa, realizou-se um estudo de caso. As análises realizadas deixaram claro que as dificuldades estão na falta de padrão de processos e falta de um planejamento. Já como pontos fortes, estão relacionadas diretamente a confiança mútua dos gestores organizacionais. Finalmente, realizou-se uma sugestão de melhorias de ações para que possam ser colocadas em práticas, como a práticas de cursos de capacitação dos gestores, formalização dos colaboradores, melhorias nos processos internos, planejamento estratégico e ações de melhorias no relacionamento com os clientes.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1137
Aparece nas coleções:Administração Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PHILIPPE FERREIRA DE ALMEIDA GONÇALVES_TCC.pdf269,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.