Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1127
Título: Recursos lúdicos na psicoterapia infantil: relato de experiência de uma estagiária em gestalt-terapia
Autor(es): Duarte, Aline Gadelha de almeida
Benicio, Maria Taynah Gomes
Palavras-chave: Atendimento infantil
Gestalt-terapia
Recursos lúdicos
Data do documento: 18-Jun-2021
Citação: BENICIO, Maria Taynah Gomes . Recursos lúdicos na psicoterapia infantil: relato de experiência de uma estagiária em gestalt-terapia. 2021. 46f. Monografia (Graduação em Psicologia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: O período de estágio na graduação é um momento importante, pois o estagiário põe em prática tudo que vem aprendendo desde o início da graduação. Nesse contexto, convém ressaltar a relevância da supervisão que tem o objetivo de amparar e proporcionar um espaço de experiência e aprendizagem ao estagiário, para que o mesmo possa compartilhar seus desafios e dúvidas em relação ao processo vivenciado. A partir desse cenário relacional entre estagiário e supervisor, ressaltamos a importância de uma relação acolhedora e empática como forma de consolidar o processo de amadurecimento acadêmico. No cenário de psicoterapia infantil, a utilização de recursos lúdicos no manejo clínico foi de suma importância visto que esses contribuíram para fomentar uma livre expressão de sentimentos e pensamentos, assim como também de propiciar um brincar espontâneo e significativo. Portanto, a presente discussão tem como objetivo geral apresentar o relato de experiência em prática clínica com o público infantil na vivência com recursos lúdicos na Gestalt-terapia numa clínica escola; para a discussão do tema geral da pesquisa foi necessário: conhecer sobre as especificidades do ser criança e da infância, explanar sobre os aportes teóricos da Gestalt-terapia e analisar a prática clínica do Gestalt terapeuta com o público infantil. A utilização de recursos lúdicos foi um ponto crucial para que a criança se desenvolvesse através do brincar suas potencialidades e singularidade. Mesmo diante das adversidades existentes no processo terapêutico, torna-se relevante acolher, entender e respeitar o mundo no qual a criança está imersa.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1127
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA TAYNAH GOMES BENICIO_TCC.pdf466,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.