Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1113
Título: As fake news no contexto das midias tradicionais e digitais: um estudo bibliometrico da literatura
Autor(es): Sousa, Fabio Henrique Fonseca de
Silva, Mateus Teixeira da
Palavras-chave: Fake news
Jornalismo
Redes sociais
Data do documento: 10-Jun-2021
Citação: SILVA, Mateus Teixeira da. As fake news no contexto das midias tradicionais e digitais: um estudo bibliometrico da literatura. 2021. 42f. Artigo (Graduação em Sistemas de Informação) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Ao longo do tempo, os veículos tradicionais de informação passaram por mudanças e avanços tecnológicos que trouxeram mudanças significativas na forma como a notícia é colocada para o público. Dentre essas novas ferramentas, destacam-se as mídias sociais, que tem sido amplamente utilizadas no processo de comunicação. Entretanto, frequentemente são espalhadas notícias falsas (Fake news), assim como também se verifica com frequência a ocorrência de uma forte adesão a esse tipo de inverdades, trazendo repercussões na política, economia, saúde e social. Afim de se verificar estes impactos, conduziu-se o presente estudo bibliométrico, reunindo artigos (n=60) de diversos autores nacionais e internacionais, com o objetivo de apresentar os vários contextos em que as Fake news estão inseridas. Para efeito de análise, elegeram-se as seguintes variáveis: ano de publicação; sexo dos autores (masculino, feminino ou ambos); país de publicação; região brasileira da publicação (em caso de trabalhos nacionais); temáticas gerais das revistas, jornais ou periódicos; assuntos presentes nos temas mais predominantes dentre os artigos escolhidos e veículos de publicação. Diante disso, verificou-se que desinformação influencia os sistemas políticos, especialmente processos eleitorais, e reverbera principalmente no bem-estar da população, no quesito da Saúde Pública.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1113
Aparece nas coleções:Sistemas de Informação - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATEUS TEIXEIRA DA SILVA_TCC.pdf473,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.