Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2706
Título: | Construção de um cenário simulado sobre a consulta de puericultura |
Autor(es): | Silva, Karoline Galvão Pereira da Azevedo, Antonia Ivaneide Sales Gomes de Magalhães, Marcelo Rocha |
Palavras-chave: | Treinamento por simulação educação em enfermagem saúde da criança puericultura atenção primária à saúde |
Data do documento: | 7-Jun-2024 |
Citação: | AZEVEDO, Antonia Ivaneide Sales Gomes de; MAGALHÃES, Marcelo Rocha. Construção de um cenário simulado sobre a consulta de puericultura. 2024. 40f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Maracanaú, 2024. |
Resumo: | A primeira infância, é considerada a fase mais importante da vida humana, ocorrendo nessa etapa, transformações no campo emocional, físico e intelectual, que serão essenciais para definir a base da construção de suas habilidades ao longo da vida. Portanto tem-se como fundamental importância que o enfermeiro, tenha uma formação sólida, voltada para o fortalecimento do crescimento e desenvolvimento infantil, com o objetivo de estabelecer uma assistência de qualidade, a partir da vivência acadêmica. Desta forma, presume-se que o aprimoramento de estratégias inovadoras e tecnologias de educação em saúde, são relevantes na preparação de profissionais com mais aptidão cognitiva, psicomotora e afetiva. O presente estudo objetivou construir um cenário simulado sobre a assistência de enfermagem na consulta de puericultura, com foco no crescimento e desenvolvimento infantil. Trata-se de um estudo metodológico que se desdobrou em duas fases, onde a primeira se deu por meio de levantamento de dados para estruturar a construção do cenário de simulação na consulta de puericultura, e a segunda contemplou conceitos, definições e a importância dessa tecnologia para o ensino e aprendizagem. Para a construção textual do cenário, utilizou-se as recomendações da International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning (INACSL). O estudo foi desenvolvido entre janeiro e abril de 2024, e foram respeitados todos os preceitos éticos e legais da pesquisa de acordo com a Resolução n° 510/16. De acordo com os estudos analisados, identifica-se que ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas no acompanhamento da criança, uma vez que se percebe a incompletude no manejo da assistência em puericultura, que é considerada como um eixo norteador para o cuidado integral. Conclui-se que o uso de tecnologias como cenários de simulação incentivadas por metodologias, são ferramentas essenciais para a formação, ensino e aprendizagem de acadêmicos e profissionais de enfermagem, contribuindo para o aprimoramento da prática no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. |
URI: | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2706 |
Aparece nas coleções: | Enfermagem Maracanaú - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIA IVANEIDE SALES GOMES DE AZEVEDO MARCELO ROCHA MAGALHÃES TCC.pdf | 995,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.