Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Karoline Galvão Pereira dapt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Antonia Ivaneide Sales Gomes de-
dc.contributor.authorMagalhães, Marcelo Rochapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-18T23:55:24Z-
dc.date.available2025-02-18T23:55:24Z-
dc.date.issued2024-06-07-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Antonia Ivaneide Sales Gomes de; MAGALHÃES, Marcelo Rocha. Construção de um cenário simulado sobre a consulta de puericultura. 2024. 40f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Fametro, Maracanaú, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2706-
dc.description.abstractA primeira infância, é considerada a fase mais importante da vida humana, ocorrendo nessa etapa, transformações no campo emocional, físico e intelectual, que serão essenciais para definir a base da construção de suas habilidades ao longo da vida. Portanto tem-se como fundamental importância que o enfermeiro, tenha uma formação sólida, voltada para o fortalecimento do crescimento e desenvolvimento infantil, com o objetivo de estabelecer uma assistência de qualidade, a partir da vivência acadêmica. Desta forma, presume-se que o aprimoramento de estratégias inovadoras e tecnologias de educação em saúde, são relevantes na preparação de profissionais com mais aptidão cognitiva, psicomotora e afetiva. O presente estudo objetivou construir um cenário simulado sobre a assistência de enfermagem na consulta de puericultura, com foco no crescimento e desenvolvimento infantil. Trata-se de um estudo metodológico que se desdobrou em duas fases, onde a primeira se deu por meio de levantamento de dados para estruturar a construção do cenário de simulação na consulta de puericultura, e a segunda contemplou conceitos, definições e a importância dessa tecnologia para o ensino e aprendizagem. Para a construção textual do cenário, utilizou-se as recomendações da International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning (INACSL). O estudo foi desenvolvido entre janeiro e abril de 2024, e foram respeitados todos os preceitos éticos e legais da pesquisa de acordo com a Resolução n° 510/16. De acordo com os estudos analisados, identifica-se que ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas no acompanhamento da criança, uma vez que se percebe a incompletude no manejo da assistência em puericultura, que é considerada como um eixo norteador para o cuidado integral. Conclui-se que o uso de tecnologias como cenários de simulação incentivadas por metodologias, são ferramentas essenciais para a formação, ensino e aprendizagem de acadêmicos e profissionais de enfermagem, contribuindo para o aprimoramento da prática no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTreinamento por simulaçãopt_BR
dc.subjecteducação em enfermagempt_BR
dc.subjectsaúde da criançapt_BR
dc.subjectpuericulturapt_BR
dc.subjectatenção primária à saúdept_BR
dc.titleConstrução de um cenário simulado sobre a consulta de puericulturapt_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:Enfermagem Maracanaú - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA IVANEIDE SALES GOMES DE AZEVEDO MARCELO ROCHA MAGALHÃES TCC.pdf995,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.