Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2621
Título: Animação em cordel para educação em saúde de crianças com diabetes mellitus tipo 1: estudo metodológico
Autor(es): Ferreira, Paulo Jorge
Beserra, Égila Rayane Pereira
Liberato, Denisa Paula Pereira Barros
Palavras-chave: Enfermagem
Diabetes mellitus tipo 1
Autocuidado
Saúde da criança
OR criança
OR pediatria.
Educação em saúde
Tecnologia educacional.
Data do documento: 8-Dez-2021
Citação: BESERRA, Égila Rayane Pereira; LIBERATO, Denisa Paula Pereira Barros. Animação em cordel para educação em saúde de crianças com diabetes mellitus tipo 1: estudo metodológico. 2021. 46f. Monografia. ( Graduação em Enfermagem ) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021.
Resumo: O Diabetes mellitus é uma doença multifatorial de evolução lenta e progressiva representando um importante problema de saúde pública, sendo o Diabetes mellitus Tipo 1 (DM1) mais prevalente na infância e adolescência. O manejo da doença de forma eficaz requer mudanças no cotidiano de vida das crianças, como mudança nos hábitos alimentares, prática de atividade física, insulinoterapia e introdução da educação em saúde. A equipe de saúde pode utilizar de tecnologias educacionais como estratégias para prevenir ou retardar as complicações e melhorar a qualidade de vida da criança. A pesquisa tem como objetivo geral: construir uma animação em cordel para educação em saúde de crianças com Diabetes mellitus tipo 1. Utilizou-se abordagem metodológica, na qual seguiram as etapas: 1) Exploração e síntese teórica sobre o tema; 2) Elaboração do conteúdo textual da tecnologia; 3) Elaboração do conteúdo visual da tecnologia; 4) Construção da tecnologia. A revisão de literatura resultou em uma amostra composta por 18 trabalhos, dentre eles, 15 artigos, 1 livro e 2 documentos oficiais, subsidiando o conteúdo pertinente para a construção da tecnologia. O trabalho resultou na produção final de uma animação audiovisual como o título “E agora Ana? – O cordel do diabetes” e que narra à história de uma menina de sete anos de idade que recebe o diagnóstico de DM1, no qual são dispostos no vídeo os principais cuidados no manejo da doença, sensibilizando-a para adesão ao tratamento e ao autocuidado. A faixa etária de 7 a 11 anos escolhida para destinação da tecnologia foi norteada pelo referencial teórico do Construtivismo Piagetiano. Conclui-se que a utilização de tecnologias pelo enfermeiro em formato lúdico são ferramentas necessárias para a assistência integral prestada as crianças com DM1 sendo um instrumento facilitador na aprendizagem dos cuidados do tratamento favorecendo o autocuidado.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2621
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENISA PAULA PEREIRA BARROS LIBERATO e ÉGILA RAYANE PEREIRA BESERRA_TCC.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.