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http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2621
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Paulo Jorge | pt_BR |
dc.contributor.author | Beserra, Égila Rayane Pereira | - |
dc.contributor.author | Liberato, Denisa Paula Pereira Barros | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T18:06:04Z | - |
dc.date.available | 2024-10-30T18:06:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.identifier.citation | BESERRA, Égila Rayane Pereira; LIBERATO, Denisa Paula Pereira Barros. Animação em cordel para educação em saúde de crianças com diabetes mellitus tipo 1: estudo metodológico. 2021. 46f. Monografia. ( Graduação em Enfermagem ) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2621 | - |
dc.description.abstract | O Diabetes mellitus é uma doença multifatorial de evolução lenta e progressiva representando um importante problema de saúde pública, sendo o Diabetes mellitus Tipo 1 (DM1) mais prevalente na infância e adolescência. O manejo da doença de forma eficaz requer mudanças no cotidiano de vida das crianças, como mudança nos hábitos alimentares, prática de atividade física, insulinoterapia e introdução da educação em saúde. A equipe de saúde pode utilizar de tecnologias educacionais como estratégias para prevenir ou retardar as complicações e melhorar a qualidade de vida da criança. A pesquisa tem como objetivo geral: construir uma animação em cordel para educação em saúde de crianças com Diabetes mellitus tipo 1. Utilizou-se abordagem metodológica, na qual seguiram as etapas: 1) Exploração e síntese teórica sobre o tema; 2) Elaboração do conteúdo textual da tecnologia; 3) Elaboração do conteúdo visual da tecnologia; 4) Construção da tecnologia. A revisão de literatura resultou em uma amostra composta por 18 trabalhos, dentre eles, 15 artigos, 1 livro e 2 documentos oficiais, subsidiando o conteúdo pertinente para a construção da tecnologia. O trabalho resultou na produção final de uma animação audiovisual como o título “E agora Ana? – O cordel do diabetes” e que narra à história de uma menina de sete anos de idade que recebe o diagnóstico de DM1, no qual são dispostos no vídeo os principais cuidados no manejo da doença, sensibilizando-a para adesão ao tratamento e ao autocuidado. A faixa etária de 7 a 11 anos escolhida para destinação da tecnologia foi norteada pelo referencial teórico do Construtivismo Piagetiano. Conclui-se que a utilização de tecnologias pelo enfermeiro em formato lúdico são ferramentas necessárias para a assistência integral prestada as crianças com DM1 sendo um instrumento facilitador na aprendizagem dos cuidados do tratamento favorecendo o autocuidado. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Diabetes mellitus tipo 1 | pt_BR |
dc.subject | Autocuidado | pt_BR |
dc.subject | Saúde da criança | pt_BR |
dc.subject | OR criança | pt_BR |
dc.subject | OR pediatria. | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional. | pt_BR |
dc.title | Animação em cordel para educação em saúde de crianças com diabetes mellitus tipo 1: estudo metodológico | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Enfermagem Centro - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DENISA PAULA PEREIRA BARROS LIBERATO e ÉGILA RAYANE PEREIRA BESERRA_TCC.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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