Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2607
Título: Clubes de futebol cearense da série a do campeonato brasileiro e suas estratégias financeiras para driblar a crise econômica em tempos de pandemia
Autor(es): Oliveira, Talyta Eduardo
Siqueira, Mary Jôse Araújo
Taveira, Yury de Sousa
Palavras-chave: Clubes de Futebol
Estratégia financeira
COVID-19
Data do documento: 8-Dez-2021
Citação: SIQUEIRA, Mary Jôse Araújo; TAVEIRA, Yury de Sousa. Clubes de futebol cearense da série a do campeonato brasileiro e suas estratégias financeiras para driblar a crise econômica em tempos de pandemia. 2021. 23f. Artigo. ( Graduação em Ciência Contábeis ) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar a estratégia financeira utilizada pelos clubes de futebol cearense na série A do campeonato brasileiro durante o primeiro ano da pandemia Covid-19-. Para atender o objetivo da pesquisa descritiva foram coletados em BP, DRE e Notas Explicativas dados de receitas operacional bruta, despesas operacionais, Direitos de transmissão, Marketing e Comercial, Sócios torcedores, Bilheteria, Direitos econômicos de atletas, Empréstimos e financiamentos dados que apresentassem a realidade financeira de ambos os times no período pandêmico. Obteve-se como resultado que mesmo diante das dificuldades ambos os clubes estão conseguindo controlar suas contas na medida do possível. Sempre tentando buscar o equilíbrio entre receita e despesas e não fugir da gestão. Conclui-se que a estratégia financeira dos clubes de futebol observada através dos números para enfrentar a crise financeira gerada pela pandemia foi negociar atletas e aderir aos empréstimos de terceiros para não descapitalizar o clube e com isso garantir a sua manutenção no campeonato e pagar seus gastos já orçados. Os clubes aproveitaram empréstimos com taxa zero estimulados pela CBF e bancos parceiros.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2607
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARY JÔSE ARAÚJO SIQUEIRA e YURY DE SOUSA TAVEIRA_TCC (1).pdf500,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.