Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2390
Título: Conhecimento da equipe multidisciplinar acerca dos cuidados pós-reanimação neonatal
Autor(es): Magalhaes, Fernanda Jorge
Lima, Juliana de Souza Montenegro
Santos, Ana Célia dos
Palavras-chave: Equipe multidisciplinar
Asfixia neonatal
Pós-reanimação
Data do documento: 7-Out-2021
Citação: LIMA, Juliana de Souza Montenegro; SANTOS, Ana Célia dos. Conhecimento da equipe multidisciplinar acerca dos cuidados pós-reanimação neonatal. 2021. 34f. Artigo (Pós-graduação em Enfermagem Pediátrica e Neonatal) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Os cuidados aplicados à reanimação neonatal se fortalecem imediatamente após o episódio, de modo a evitar danos irreversíveis aos sistemas respiratório, cardiovascular e neurológico do recém-nascido. A execução de tais cuidados pressupõe a presença de uma equipe qualificada, com conhecimento, habilidade e atitude de modo a estar munida de tecnologias que favoreçam o manejo adequado em tempo oportuno. O objetivo foi avaliar o nível de conhecimento da equipe multidisciplinar acerca dos cuidados prestados a recém-nascidos reanimados. Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva, de campo virtual, com abordagem predominantemente quantitativa. Foi realizada em uma maternidade-escola na cidade de Fortaleza-CE-Brasil, no período de junho a julho de 2021. Aplicou-se um questionário online com perguntas abertas e fechadas relacionadas ao conhecimento acerca dos cuidados ao recém-nascido após reanimação. O instrumento foi enviado por aplicativo de mensagem à 110 profissionais da equipe multidisciplinar atuantes na assistência ao recém-nascido. Evidenciou-se uma equipe predominantemente feminina, de 30 a 40 anos, com pós-graduação, que já vivenciaram episódio de parada cardiorrespiratória e que fizeram curso de aperfeiçoamento. Quanto ao índice de positividade e nível de conhecimento para a qualidade da assistência apresentou-se adequada (99,1%) avaliação dos sinais vitais e saturação de oxigênio, porém conhecimento limítrofe quanto a necessidade de dosagem de gasometria (71,8%) e sofrível quanto ao conhecimento da necessidade de verificação da pressão venosa central, débito urinário, glicemia e enzimas cardíacas (20,9% a no máximo 60,0%). A equipe utiliza e sugere tecnologias duras para a melhoria da assistência e cuidados ao recém-nascido após reanimação, sendo recomendado apenas por um profissional as tecnologias leves/relacionais. Concluiu-se que há necessidade de ações mais efetivas em processos de qualificação profissional, com ênfase nos cuidados direcionados ao período pós reanimação como estratégia de educação continuada e sensibilização pessoal e profissional para um olhar holístico e humanizado ao recém-nascido e sua família.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2390
Aparece nas coleções:Enfermagem Pediátrica e Neonatal Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CÉLIA DOS SANTOS JULIANA DE SOUZA MONTENEGRO LIMA_TCC.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.