Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1530
Título: | Educação infantil: desafios e caminhos do planejamento “pós- pandemia” |
Autor(es): | Belmino, Webster Guerreiro Nascimento, Edilúcia Ângelo do Queiroz, Tayná Peixoto de |
Palavras-chave: | Educação infantil Ensino-remoto Planejamento educacional |
Data do documento: | 6-Jun-2023 |
Citação: | NASCIMENTO, Edilúcia Ângelo do; QUEIROZ, Tayná Peixoto de. Educação infantil: desafios e caminhos do planejamento “pós- pandemia”. 2023. 19f. Artigo (Graduação em Pedagogia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como temática os desafios e caminhos para o planejamento “pós- pandemia” da (covid-19) na educação infantil. Objetiva-se analisar os desafios preponderantes na educação infantil, ademais visa ressaltar itinerários do planejamento após o período pandêmico. O estudo utilizou como estratégia uma busca na rede mundial de computadores, acadêmico da Scielo e Google acadêmico, sendo construídas duas estratégias de busca: Planejamento ``pós-pandemia`` na Educação Infantil; Planos de aula. Vale ressaltar que o lócus da pesquisa vai de um estudo teórico coadunando com a realidade material de um Centro de Educação Infantil (CEI) no município de Cascavel - CE, fundado em uma pesquisa qualitativa, na qual analisamos planos de aulas advindos da Secretaria Municipal de educação (SME) do mês de março dos anos de 2020 e 2023. Os principais resultados apontam que não houve grandes modificações comparando o antes e após a pandemia, mesmo com todos os desafios e dificuldades no decorrer do período pandêmico. O quão desafiador é romper com paradigmas já construídos, modificar o processo de ensino já estabelecido pelos educadores, no qual tiveram que repensar sobre as suas práticas e aprimorar constantemente sua formação, se atualizando sobre os múltiplos contextos envolvendo o educando. A partir do que foi exposto, conclui-se que é de suma importância o acolhimento das famílias e dos saberes infantis, e as atividades que conciliam aprendizagens anteriores. Vale ressaltar, que o planejamento deve ser pautado nas múltiplas linguagens das crianças, dando ênfase nas vivências proporcionadas pelo contexto presenciado dentro e fora da escola. |
URI: | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1530 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDILÚCIA ÂNGELO DO NASCIMENTO TAYNÁ PEIXOTO DE QUEIROZ_TCC.pdf | 399,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.