Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1527
Título: | A função do lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança |
Autor(es): | Belmino, Webster Guerreiro Belarmino, Ana Caroline da Silva Trajano, Ediwirge Silva |
Palavras-chave: | Lúdico Desenvolvimento cognitivo Crianças Educação infantil Brincadeiras |
Data do documento: | 13-Jun-2023 |
Citação: | BELARMINO, Ana Caroline da Silva; TRAJANO, Ediwirge Silva. A função do lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança. 2023. 25f. Artigo (Graduação em Pedagogia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar a função do lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança. A brincadeira é vista na literatura como um recurso que pode estimular o desenvolvimento infantil e proporcionar meios facilitadores para aprendizagem escolar. Esta pesquisa tem por finalidade, com base em pressupostos teóricos e resultados de pesquisa, apresentar evidências sobre as contribuições que a brincadeira oferece ao desenvolvimento infantil e a aprendizagem no contexto escolar, portanto a metodologia aplicada foi qualitativa, tratando-se de uma revisão integrativa de literatura, com analises em outros estudos e pesquisas já realizados. Segundo alguns estudos indicados no decorrer da exposição, desde cedo, as crianças se interessam por desenvolver atividades relacionadas ao brincar, envolvendo brinquedos e brincadeiras, que além de entreter, proporcionam momentos de interação social com outras crianças e até mesmo com os adultos. Essa interação facilitada pela brincadeira é classificada como parte do processo de desenvolvimento da criança onde contribui para o desenvolvimento do intelecto da mesma, pois os jogos e brincadeiras estimulam as habilidades cognitivas trabalhando as regras e a imaginação da criança através do faz de conta. Consequentemente, neste estudo, que trouxe o brincar para o contexto da educação como as atividades lúdicas promovem a aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento cognitivo das crianças da educação infantil como proposta pedagógica para promover o desenvolvimento da inteligência infantil, concluímos que o potencial do jogo enquanto promotor de desenvolvimento humano transcende o que buscou analisar a presente pesquisa. Além ser um potencializador de desenvolvimento da criança na Educação Infantil, o jogo permite o crescimento de todos os seres humanos, assim como do próprio educador. Desta maneira, podemos concluir que metodologias lúdicas promovem o desenvolvimento humano em ambientes de educação formal e não formal. |
URI: | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1527 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA CAROLINE DA SILVA BELARMINO EDIWIRGE SILVA TRAJANO_TCC.pdf | 524,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.